Tradução deste blog

sexta-feira, 8 de junho de 2018

ÉTICA CRISTÃ, VÍCIOS E JOGOS - EBD LÇ. 11 10/06/2018


EBD LÇ. 11 10/06/2018  ”ÉTICA CRISTÃ, VÍCIOS E JOGOS”.


O que escrevo com base nos textos da lição, representa o meu pensamento e o que posso extrair para o ensino na Escola Bíblica Dominical,  lembrando que os alunos não são estudantes de Teologia, mas precisam usufruir de um bom e seguro ensinamento.  Eles funcionam como polinizadores;  sim, eles dão fruto para o Reino de Deus.


PONTOS:
I – VÍCIOS: A DEGRADAÇÃO DA VIDA HUMANA
II –  JOGOS DE AZAR, A ARMADILHA PARA A FAMÍLIA..
III –  UMA VIDA SÓBRIA, HONESTA E FIEL.

 Jogos de qualquer espécie usados de forma contínua e sem controle, são reconhecidos como distúrbios mentais.


   
I – VÍCIOS:  A DEGRADAÇÃO DA VIDA  HUMANA.    

Vício é tudo o que domina e  submete o homem aos seus caprichos,  na maior parte do tempo sem que isso resulte em um bem para si ou para o semelhante e com isso eu lembro também, os benditos jogos encontrados nos celulares e disponíveis nos computadores.  Há pessoas que gastam boa parte do tempo nos locais de trabalho para ocultamente se entregar ao vicio do jogo eletrônico. Os vícios degradantes são aqueles que expõem a moral de forma pública e os que destroem casamentos e famílias.


1.1   O pecado do alcoolismo.

Essa é uma praga antiga; basta lembrar-se de Ló e suas filhas. (Gn. 19:33-39) e a situação a que ficou expostas a família de Noé por conta da bebida (Gn.9:20).       .
O autor lembra que o alcoolismo é a terceira causa de morte no mundo e a fonte é a OMS – Organização Mundial de Saúde.
Cristo nos libertou até da bebida social. Há cristãos que não fazem uma festa se não regar com bebidas que agradem ao paladar dos amigos e ainda defendem isso com todas as forças. Como o mundo vai aborrecer pessoas inofensivas aos seus vícios?  (Jo.15:18).

1.2 A escravidão das drogas

O uso de drogas faz um capítulo à parte e conhecemos suas consequências. Mesmo sabendo dos resultados, milhares de jovens agregam-se aos viciados como se a palavra dos traficantes fosse a palavra salvadora.

É preciso orar e agir por uma sociedade mais justa e em lugar da prisão, grandes núcleos de tratamento honroso para os viciados. Papai e mamãe ficam agradecidos.

Tenho visto ao longo dos anos, a droga arrastando filhos de crentes e até de pastores e essa é uma razão para que a igreja reavalie o seu papel diante da sociedade.

Quando digo reavaliar, digo de propostas decorosas vindas dos púlpitos, pois infelizmente, muitos deles olham apenas para o seu próprio umbigo.

Não basta somente apontar o dedo e é o que mais se vê; tomo como exemplo o que lemos diariamente no facebook. Atrás do teclado e do microfone, tudo parece valer.

Imaginem se houvesse um Prêmio Nobel para indicar as maiores igrejas e os maiores pastores...

II – JOGOS DE AZAR E SUAS ARMADILHAS.                    

2.1 A filosofia do ganho fácil.

Este é um assunto de peso e conflitante, separar o que é e o que não é um jogo de azar.

O autor define como sendo “... tudo aquilo que abarca investimento sem retorno garantido...”. Não há dúvidas quanto a isso.

Há políticos que lutam pela legalização dos cassinos. Seria uma ótima maneira para lavar dinheiro sujo de corrupção e destruir famílias como beneficiar a prostituição de luxo.

Centenas de pessoas perderam a vida apostando em corridas de cavalo (turfe).

Milhares se sentem frustradas por não ganharem o prêmio da Loteria Federal que é um jogo de azar.

Sempre que opinarmos sobre este assunto, precisamos ser honestos conosco,  com as pessoas próximas e sempre à luz da razão e da Palavra de Deus.

Vamos aos pontos conflitantes. O que não é um jogo de azar.

O Supermercado premia por sorteio, seus clientes cada vez que as compras atingem um limite, o cliente recebe cartelas que serão sorteadas.

As empresas, não podendo premiar a todos, escolhe por sorteio aqueles que nas festas de final de ano receberão presentes ou prendas.

O cidadão precisa de recursos e coloca um bem de valor para rifar sem que isto se constitua uma prática habitual, por vezes eu dou o dinheiro necessário e dispenso a cartela; questão pessoal minha.

Nessa questão, respeito a posição de muitos que vê pecado em tudo e estes últimos apontamentos, trato a sombra do texto de Paulo:

(Ico. 10:23) “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.”.

(ICo. 10:29) “(...) Digo, porém, a consciência, não a tua, mas a do outro. Pois por que há de a minha liberdade ser julgada pela consciência de outrem?”.

O que questiono com frequência é que a maioria dos crentes abraça com facilidade um estilo de vida confortável e não se esforçam para cumprir os mandamentos do Senhor incluo nisto, o gosto pelos times de futebol que não é um jogo de azar, mas tem emparedado muitos em discussões inócuas com prejuízo da pregação do evangelho.

Ops! Ia me esquecendo do maldito caça-niqueis.

 2.2 Os males dos jogos de azar na família.

Lembrando que o sentido “jogo de azar na família” não significa brincadeiras em momentos de lazer, sem envolvimento com dinheiro.

A – Endividamento.
B -  Destruição dos valores morais e éticos.
C – Fomentam (segundo o autor) A preguiça, a corrupção e a marginalidade.
D – O comprometimento da renda familiar.
C – O caos.
  
2.3 As consequências para a saúde.

A compulsividade é uma doença psíquica recorrente a todo tipo de vício inclusive na área da sexualidade; como nos casos de jogos de azar e drogas, mostra-se como um abismo de difícil acesso para resgatar suas vítimas.

EXIGÊNCIAS: Oração, empenho e investimentos.

O autor faz referencias ao uso do vinho em algumas ocasiões e registradas na bíblia, pede vênia para não discutir o assunto, no que concordo, apenas afirmo que o vinho fermentado não tem seu uso estimulado em qualquer página da Bíblia.
  

III – VIVAMOS UMA VIDA SÓBRIA, HONESTA E FIEL A DEUS.

3.1 e 3.2 Considerações finais.

O autor aborda algumas questões como:

A BÊNÇÃO DA SOBRIEDADE.
Em tudo na vida cristão, feliz é o crente que compreender o sentido da sobriedade e procura pautar sua vida por esse princípio, pois não sofre sobressaltos diante de uma exortação a respeito.

ABSTINÊNCIA, A MELHOR SOLUÇÃO.

Para tudo na vida e vejam que Paulo aconselha isto aos casais, para não serem tentados pelo Diabo nos casos de incontinência. (ICo 7:5).

Na simples ação de comer, beber ou qualquer outra coisa que faça parte da nossa vida diária, o controle e domínio da situação é fruto da graça do Senhor em nossas vidas.

Certos vícios começam pelo cálice, depois o copo e por fim, a garrafa.

HONESTIDADE E FIDELIDADE.

Se exigimos honestidade dos que habitam conosco, precisamos ser honestos também com eles.

É muito comum, maridos exigirem fidelidade da mulher e às escondidas dar os seus pulinhos, quer seja em matéria de jogos, bebidas ou na vida sexual.


                          --- ----------------ooooo----------------------------


Aos Irmãos coordenadores das  EBDs:  Não torne a lição, um caderno inútil, fazendo valer os seus argumentos, um estudo à parte desta ferramenta. Recebo muitas reclamações de irmãos frustrados por conta disso. Há quem crie argumentos, tão à parte, que inutiliza até o tema proposto para estudo.

Caro professor, presenteie seus alunos com  a “Declaração de Fé das Assembleias de Deus”. É um material barato e seus alunos irão mostrar gratidão pelo gesto.

                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores