LIÇÃO 04 AMÓS – A JUSTIÇA SOCIAL COMO PARTE DA
ADORAÇÃO.
EBD 25.10.2012.
Subsídio.
PONTOS A ESTUDAR:
I – O LIVRO DE
AMÓS.
II – POLÍTICA E
JUSTIÇA SOCIAL.
III – INJUSTIÇAS
SOCIAIS.
IV – A VERDADEIRA
ADORAÇÃO.
Em tempo: Falar
em justiça social na Escola Dominical que está sempre aberta a posicionamentos,
é algo que exige do professor, muito pulso, ter realmente um controle perfeito
da classe e principalmente sobre o temperamento dos “sanguíneos” e dos
coléricos, caso contrário, haverá um grande desconforto e quando acontecem, os
alunos vão para casa com a sensação de ter assistido a uma luta de defesa
pessoal. Tristes.
A Psicologia
classifica quatro tipos de temperamento e os dois citados correspondem a:
SANGUÍNEO – Tem como
característica, entre outras, a impulsividade.
COLÉRICO – Intolerante
e auto-suficiente entre outras qualidades.
Ambos citados
possuem qualidades positivas excelentes e cabe ao professor descobrir essas
qualidades nos seus alunos e usa-las para o bem.
I – O LIVRO DE
AMÓS.
Foi um grito
contra a Apostasia e a perversidade, um grito contra as injustiças sociais e um
clamor para que Israel se voltasse para Deus.
1.1
Contexto
histórico.
Dispensa qualquer
comentário além das considerações do autor neste tópico.
1.2
Vida
Pessoal.
Ótimo comentário
do autor sobre a vida pessoal do profeta. Recomendo uma parada na parte final
quando o autor faz menção dos pecados da nação, o esmagamento dos pobres, as
desonestidades em prejuízo das viúvas e dos órfãos.
Quero considerar
aqui, que em grande parte dos livros da Bíblia, encontramos advertências em
relação aos menos afortunados e alguns, revestidos de profunda seriedade como
em Pv. 21:13 “Aquele que tapa os ouvidos ao clamor do pobre, clamará e não será
ouvido”.
Muitas igrejas
(pastores) precisam aproveitar essa lição e rever sua atuação social com os
membros menos favorecidos da igreja e parar com a vergonhosa “cesta básica” e
atender de forma mais conveniente.
1.3
Estrutura
e mensagem.
Na nossa linguagem,
Amós não era um acadêmico, vivia em uma região montanhosa, 890 m de altitude, a
8 km de Belém e tinha como atividades, boiadeiro e tratador de sicômoros, uma
espécie de figueira brava. Foi esse homem que Deus usou para advertir Israel e
diversas nações vizinhas.
Primeira parte da
mensagem o autor fala de oráculos que vieram pela palavra que significam, a
profecia no sentido da comunicação dos desígnios e das advertências de Deus; na
segunda parte, as visões dadas ao profeta.
Extraímos daqui,
uma excelente lição, quando Deus quer usar, ele transforma o mais despreparado
dos homens, como instrumento da sua vontade e ainda hoje, funciona assim, não significando que o agente, não deva
buscar meios para se preparar para o exercício da mais sublime missão.
II – POLÍTICA E
JUSTIÇA SOCIAL.
2.1 Mau governo.
Após a divisão
política, criando os reinos do norte e do sul, Israel experimentou uma vida de
altos e baixos em matéria de péssimos governantes, cremos que o mais significativo
deles, foi o período de Acabe, porém, o povo parecia ter tomado gosto pela
situação.
Quem reclama das
injustiças sociais, são os pobres que precisam sempre de uma voz para
representa-los. Até dentro das igrejas, essa voz precisa ser ouvida, senão,
tudo cai no esquecimento.
Um governo
corrupto, é, via de regra, um governo imoral, pois, esta é a maneira de manter
a vida corrupta da nação, através da imoralidade.
2.2 A justiça
social.
“É nossa
responsabilidade pessoal lutar por uma sociedade mais justa” diz o autor.
Quando ouvíramos tais palavras? Isso é ótimo para informar que estamos no
caminho certo em questionar o que for injusto, todavia, quem brada contra
injustiças, precisa ter consciência e cuidado com as palavras. Normalmente, uma
pessoa que tenha a vida confortável, não se preocupa muito com a situação dos
necessitados. Louvo a Deus, pois, a rede social tem servido de plataforma para
questionamentos sobre esses assuntos, mas, falam-se muitas bobagens também.
2.3 O pecado.
A medida do
pecado de Israel tinha alcançado limites insuportáveis e a advertência,
alertava para esse fato. Creio que a nossa sociedade, está acumulando muito
pecado, o céu não está omisso quanto a isso.
III – INJUSTIÇAS
SOCIAIS.
Decadências, nos três
tópicos o autor trata da decadência social, moral e religiosa. Quem vem em
primeiro plano?
Salvo melhor
juízo, é a decadência moral que desencadeia as demais.
Quando caí o
nível de moralidade de um povo, as consequências são percebidas na vida social
e na vida religiosa.
A vida religiosa,
assemelha-se a uma mulher bem produzida, que consegue com isso esconder algumas
imperfeições.
IV – A VERDADEIRA
ADORAÇÃO.
Há um texto muito
forte nos oráculos de Isaias que vale a pena o professor ler, como sempre fiz, com
impostação de voz, se entender necessário, pois, dirigidas a Sodoma e Gomorra,
tinha como principal endereço, a Casa de Israel.
Is.1:11 “De que
me serve a multidão dos vossos sacrifícios...”.
“Estou farto dos holocaustos...”
1:13 “Não tragais mais ofertas debalde...”
1:15 “Quando multiplicais as orações, não
as ouço...”.
E o verso 17:
“Aprendei a fazer
o bem, praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai
da causa das viúvas... E então, vinde e
argui-me.
Adoração sem
justiça social é o resultado daquilo que vemos hoje, tudo virou gospel.
Não adianta ficar
entregando essas malfada cesta básica, para dizer que praticam boas ações que
isso não convence o coração de Deus.
CESTA BÁSICA;
Farinha de mandioca, fubá, latinha de sardinha, feijão e arroz.
Material de
higiene pessoal? E as chamadas misturas? Somos grandes igrejas hoje. Isso que
se faz, não tem sentido.
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