EBD LÇ. 4 28/01/2018
“JESUS É SUPERIOR A JOSUÉ – O MEIO DE ENTRAR NO REPOUSO DE DEUS.”.
O que escrevo com base nos textos da lição, representa o meu pensamento
e o que posso extrair para o ensino na Escola Bíblica Dominical,
lembrando que os alunos não são estudantes de Teologia, mas precisam
usufruir de um bom e seguro ensinamento. Eles funcionam como
polinizadores; sim, eles dão fruto para o Reino de Deus.
PONTOS:
I – JESUS PROVEU UMA MENSAGEM SUPERIOR A DE JOSUÉ.
II – JESUS PROVEU UM DESCANSO SUPERIOR.
III – JESUS PROVEU UMA ORIENTAÇÃO SUPERIOR.
Josué conduziu o povo à Terra Prometida, mas a posse não seria eterna, a morte separaria o herdeiro da herança. Jesus oferece uma herança eterna.
I – JESUS PROVEU UMA MENSAGEM SUPERIOR A DE JOSUÉ.
1.1 Uma mensagem que deve ser recebida pela fé.
Estudar o novo testamento principalmente
Hebreus à luz dos acontecimentos que trata do Exodus, a mobilização do povo em
direção a terra prometida, mostra-se muitíssimo interessante pela similaridade
que existe entre eles e a igreja. Eles
fazendo o percurso do Egito a Canaã com todos as durezas da caminha e nós,
caminhando para a Canaã Celestial.
Aquela geração, não alcançou a promessa por incredulidade e dureza de
coração e o que será desta geração que recebemos a mensagem em sua plenitude e
nos deixamos levar pelo mesmo endurecimento?
Um grupo acha que não há problema para os eleitos. Não é o que
aprendemos na Palavra de Deus.
1.2 Uma mensagem que se fundamenta na obediência.
A palavra chave deste ponto é: “A mensagem de Deus só tem proveito
quando acompanhada pela obediência.”.
As exortações convidando à obediência são largas no Novo Testamento. Se
a salvação nesta vida fosse perfeita e inabalável, não haveria motivo para se
falar em obediência.
Assim, a obediência e a caminhada até aquele dia, devem ser
permanentemente policiadas.
1.3 Uma mensagem que conduz à contrição.
Vi as várias definições nos dicionários, para “contrição”.
Contrito é a condição emocional e espiritual do ser diante da Palavra de
Deus que aponta a fraqueza e o pecado convidando o homem ao arrependimento.
Contrição é ainda um sentimento que faz com que o homem mergulhe no seu
interior auto-avaliando sua relação com o criador, porém isto não é obra
meritória para a salvação como alguns afirmam. A graça salvadora não precisa de
substitutos.
II – JESUS PROMOVEU UM DESCANSO SUPERIOR AO DE JOSUÉ.
2.1 Um descanso total.
Entendo que Josué conquistou a dominação de
toda a terra de Canaã, todavia não expulsou todos os moradores e nesse sentido,
não fez uma obra completa, um descanso total e é bom lembrar apenas o caso dos
Gibeonitas que iludiram Josué e acabaram ficando em suas terras.
Comparando a obra de descanso prometido ao
povo com a promessa de descanso prometido por Cristo, (Jo.14:2), sem
dúvida, a obra de redenção em Cristo, garantirá a paz eterna.
2.2 Um descanso real.
A conquista
de Canaã tinha dois aspectos:
Aspecto
físico – A conquista real da terra. Deus
prometeu a Abraão, Moisés conduziu o povo e Josué comandou a conquista.
Aspecto
espiritual da conquista - Como um tipo
que aponta para o que é eterno e é o antítipo, a nossa Canaã Celestial.
2.3 Um descanso eterno.
Todos sabemos que o Senhor começou sua obra, elegendo os semitas
hebreus,
HEBREUS - (Gn.14:13) indica a
origem de Abraão, filho de Eber e de Sem.
ISRAELITAS – Tem origem em Jacó que recebeu esse nome, sendo o patriarca
dos hebreus.
JUDEUS – Apesar de ter ligação com Judá, o termo cobriu toda a nação se
tornando o nome comum pelo qual seriam chamados e o são, até hoje.
Esse povo recebeu a promessa do descanso, mas outro descanso estava por
vir e muito mais importante que o
primeiro.
Israel sempre esteve sob os planos de
Deus, mas pela desobediência, nós nascemos e eles sem nós, não serão
aperfeiçoados. (Hb.11:40).
III – JESUS PROVEU UMA ORIENTAÇÃO SUPERIOR A DE JOSUÉ.
3.1 Uma palavra viva.
Deste tópico, retiro a afirmação de que Jesus entregou-nos uma palavra
viva com promessas eternas, não se limitando a letra conforme diz o autor.
A letra na antiga aliança, refere-se a lei e as promessas, ambas
desprezadas pelo povo.
A declaração de vida nas palavras
do Senhor, se dá pelos milagres, pela morte e ressurreição do Senhor que
sustenta sua palavra.
3.2 Uma palavra eficaz.
A eficácia da palavra do Senhor se dá sob dois
aspectos:
A transformação das vidas, as curas, a
autoridade sobre a natureza e sobre os demônios e finalmente, o que só pode ser percebido pela fé, pela paz
e alegria produzidas em nosso coração.
3.3 Uma palavra penetrante.
As palavras de Cristo, se sobrepõe as palavras de Moisés, de Josué,
sendo viva e penetrante.
Vale dizer que os mortos ouvem a sua voz.
No sentido do domínio sobre a morte, Lázaro ouviu a chamada do Senhor e
voltou para assumir o corpo pela ressurreição. (Jo.11).
Os homens (nós) que morreram pelo pecado, ouvem a voz do filho de Deus e
passam a viver, mas somente os que sendo chamado, creem.
O autor termina a lição neste ponto:
“Os Israelitas falharam por não ouvir as palavras de Moisés e Josué e os
cristãos, por outro lado deveriam ter mais prontidão pra responder a essa Palavra”.
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Aos Irmãos coordenadores de EBD: Não torne a lição, um caderno
inútil, fazendo valer os seus argumentos, um estudo à parte desta ferramenta.
Recebo muitas reclamações de irmãos frustrados por conta disso. Há quem crie
argumentos, tão à parte, que inutiliza até o tema proposto para estudo.
Caro professor, presenteie seus alunos
com a “Declaração de Fé das Assembleias
de Deus”. É um material barato e seus alunos irão mostrar gratidão pelo gesto.
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