EBD LÇ. 08 20/08/2017 “A IGREJA DE CRISTO”.
O que escrevo com base nos textos da
lição, representa o meu pensamento e o que posso extrair para o ensino na
Escola Bíblica Dominical, lembrando que
os alunos não são estudantes de Teologia, mas precisam usufruir de um bom e
seguro ensinamento. Eles funcionam como polinizadores; sim, eles
dão fruto para o Reino de Deus.
Aos Irmãos coordenadores de EBD: Não torne a lição, um caderno inútil, fazendo
valer os seus argumentos, um estudo à parte desta ferramenta. Recebo muitas
reclamações de irmãos frustrados por conta disso. Há quem crie argumentos, tão
à parte, que neutraliza até o tema proposto para estudo.
PONTOS:
I – A COMUNIDADE DOS FIEIS.
II – ELEMENTOS QUE IDENTIFICAM UMA IGREJA.
III –
O CORPO DE CRISTO.
A igreja proporciona a todos sem distinção, o verdadeiro exercício da diaconia.
I – A COMUNIDADE DOS FIEIS.
1.1 Etimologia.
Em todos os cantos onde se procura definir
igreja, a raiz grega é citada; “Ekklesia” com o significado de “chamado para
fora”. Particularmente e por conta da complexidade da língua grega, que não
domino, e a tradução, prefiro ficar com “ajuntamento”. Certamente se os
apóstolos estivessem escrevendo hoje e conhecendo o nosso vernáculo, dariam
esta última definição:
Igreja ou Ekklesia é o
“ajuntamento” de pessoas em torno do nome de Jesus, portanto
o que se reúne fora do nome de Jesus, não é igreja.
O autor informa que o
nome “ekklesia” ocorre 115 vezes no Novo Testamento em apenas 5 não é traduzido
como igreja e em outras 2 ocorrências refere-se a congregação de Israel.
1.2 A assembleia dos cidadãos.
A *Septuaginta emprega o mesmo termo
ekklesia (grego) para traduzir do hebraico a palavra “gahal” que significa
assembleia ou multidão humana reunida,
diz o autor.
Além dos sentidos acima aplicados ainda
segundo o autor, o termo verte para definir o que é “família de Deus” e cita
Ef. 2:19
“Assim que já não sois estrangeiros nem forasteiros, mas
concidadãos dos Santos e da família de Deus”.
Desta forma, temos mais uma definição para
“igreja” que é “família de Deus”.
*Septuaginta é o nome da versão da Bíblia
hebraica traduzida em etapas
para o grego koiné, entre o século III a.C. e o século I a.C., em Alexandria. Dentre outras tantas, é a mais antiga tradução da
bíblia hebraica para o grego. Fonte: Wikipédia.
1.3 O significado da expressão “Santa
Igreja Católica’.
O autor dispõe a origem do nome acima
mostrando a composição literal formada de duas palavras gregas “katá + holos =
Katholikós” entre os vários significados temos “universal, geral”.
Algumas notas sobre esse título:
1 – Por ter sido empregado por Inácio,
bispo de Antioquia (70-110) percebe-se que não foi criação da ICAR (Igreja
Católica Apostólica Romana).
2 – “Santa Madre Igreja Católica Apostólica
Romana” é o nome da Igreja de Roma como a conhecemos até os nossos dias,
surgida no decurso do IV Século, mas que na verdade arroga para si, autoridade
dos dias apostólicos.
3 – O maior desvio herege do cristianismo se deu com a liberdade
de culto aos cristãos sob o domínio do Império Romano no ano 313 pelas ordens
do Imperador Constantino que anexou o cristianismo ao Estado e reinou absoluta
até a reforma religiosa empregada por Lutero seguido dos demais reformadores.
II – ELEMENTOS QUE IDENTIFICAM UMA IGREJA.
2.1 Afinal, o que é a igreja?
É importante considerar a definição dada
pelo autor e com certeza, aproveitaremos para escrever uma linha de pensamento
sobre o que não é igreja, mas que chamamos igreja sem ferir os ensinos
bíblicos.
Para o autor: “Igreja é toda congregação
ou assembleia que se reúne em torno de Jesus Cristo como Senhor e Salvador...”.
2.1.A
– Discussão semântica em torno da palavra “igreja”.
Com certeza toda vez que a Bíblia cita: “A
igreja que está em sua casa ou em uma cidade...” incluindo-se aí; as igrejas da
Ásia cuja palavra “igreja” é sempre seguida do nome da cidade, refere-se, não
ao lugar de culto, mas ao grupo.
Não sei precisar, a partir de quando,
resolveram chamar o prédio onde se realiza culto, de “igreja”.
Igreja - Dicionário Online de Português
www.dicio.com.br/igrejaEm cache
Significado de Igreja no Dicionário Online de Português.
O que é igreja: s.f. “O templo
que acolhe os cristãos; local ou edifício onde os cristãos se reúnem ...”.
Não vejo e nunca vi que tal consideração
ferisse qualquer princípio doutrinário. Entendo sim, que o problema ou a bronca
vista com frequência nas redes sociais, se dá por outras razões que não convém
discutir no momento nem deixo isso como sugestão para discussão em classe.
Não compartilho com quem busca de maneira
tresloucada desqualificar o local de culto a que chamamos de igreja.
Com relação as placas; sempre foram bem
vindas, pois se com elas, está difícil achar um bom local de culto, imaginem, “sem”.
2.2 As ordenanças.
Lendo o texto do autor, parece não ter espaço para qualquer outra ordenança além
do batismo e da ceia do Senhor? De fato,
não há! O que vem depois está intrinsecamente ligado a administração
eclesiástica e a disponibilidade das bênçãos decorrentes do próprio Evangelho
para nossas vidas. Nada mais nos falta!
2.2.A
– Discussão semântica sobre a “Ceia do Senhor”.
Há muita questão nas redes sociais com
relação ao uso do nome: “Santa Ceia”. De fato há! Pura questão conceitual!
Sendo oportuno ensinar que aprendam sempre a chamar de “Ceia do Senhor”;
memorial!
Irmão! Hoje tem “Santa Ceia”. Tem sim! Ninguém saiu ferido nem houve qualquer declaração
herética em torno do nome e muito menos, idolatria aos elementos da ceia.
Salvo melhor juízo nos quadros pintados, que retratam o momento
íntimo entre Jesus e os discípulos, seus autores deram o nome de “Santa Ceia”.
A “Ceia” se reveste sim de algo, “santo”, “separado
para o serviço cristão” considerando ainda que não é uma “festa ágape”, daí as
recomendações de Paulo na carta aos Coríntios (11:23 e sgts): “O que come e
bebe indignamente...”.
2.3 A adoração.
Recomendo a leitura do texto da lição e
faço algumas considerações por aqueles que não acompanham a lição nas Escolas
Bíblicas Dominicais.
Alguns dizem (desprezando o local de culto
coletivo) que podemos ser crentes em
casa e aí, adorar a Deus. Concordo plenamente, devemos ser crentes em casa, no
trabalho e na faculdade e fica a minha pergunta: Por que não ser crente na
igreja?
Quando Jesus estabeleceu a sua igreja como
lugar comum de culto, (ficai em Jerusalém...) foi com propósitos sublimes e insubstituíveis:
1 – Adoração coletiva – festa ágape
espiritual.
2 – Dar e receber amor, carinho, afeto e o
mais importante, “serviço cristão”; lavar os pés uns dos outros, no sentido
amar e suportar.
3 – Os que têm necessidades, procuram a igreja e não nas casas.
4 – Algo que considero muito importante é
o teste, se amamos de verdade, o preto, o pobre, o sem pátria e se somos
pacientes uns com os outros para cumprir a lei de Cristo.
5 – Sem esgotar a relação, “levar as
cargas uns dos outros”. (Gl. 1:2); isto
não acontece, se o crente fica confinado dentro de casa.
2.4 A família de Deus.
Esse tópico é muito interessante e
recomendo sua leitura em classe até pela riqueza de citações de textos.
O autor está certo quando ensina que não
se pode confundir igreja com “templo”.
Sempre que damos informação: “vou á
igreja...” não estamos pensando no prédio, mas no grupo que ali se congrega.
Falando em família de Deus é oportuno
lembrar que muitos pessoas “se machucam” literalmente nas relações de
convivência com igrejas por esperar e exigir demais, esquecendo-se que ali
dentro ou no meio , existem pessoas e nem todas são conveniente capazes de
corresponder a uma boa relação de amizade e irmandade bíblica.
Vivo igreja há mais de 50 anos e sei bem o
que significa, mas amo cada vez que me reúno com os irmãos. Eles são minha
família, família de Deus.
III – O CORPO DE CRISTO.
3.1 O corpo e seus membros.
O autor mostra que o
conceito de “unidade do corpo” é maior e nada tem a ver com a “diversidade do
corpo” o que certamente aponta para os valores individuais.
A unidade é mostrada na
Bíblia como sendo a construção a partir da inseparável cabeça que é “Cristo”
não chamemos de “o cabeça” e sim, “a cabeça”.
Vale dizer que nesse
sentido, a Bíblia não trata a igreja como “ekklesia” e aqui também reside a sabedoria para
entender que nem todos os que se abrigam dentro de um templo, fazem parte do
corpo que é Cristo que é Santo.
3.2 A morada de Deus.
Na antiga aliança, o
tabernáculo e posteriormente, o templo representavam o lugar da habitação de
Deus entre os homens.
No Novo testamento e pela
constituição, a igreja, corpo espiritual representa o lugar da habitação de
Deus no conjunto e os crentes em particular, ligados ao corpo, considerados; “templos
do Espírito Santo”.
(ICo. 3:16,17) “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e
que o Espírito de Deus habita em vós?
Se alguém
destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois
vós, é santo.”.
Fora
de Cristo, não há corpo nem igreja nem morada de Deus.
3.3 Os membros do corpo.
Neste sentido, pode-se falar sobre a diversidade
do corpo onde entra; as habilidades de cada um, os dons espirituais e até os
dons ministeriais pela utilidade de cada um junto a comunidade ou “ekklesia”.
Logo na entrada do tópico, o autor fala
sobre a questão de ser “por um só
Espírito ou “por um mesmo Espírito”?!
O que sempre achei importante desde a
minha juventude na igreja e crescendo em conhecimento bíblico foi que o
Espírito do Senhor sempre põe em nosso coração, o que for considerado dentro do
mais absoluto sentido racional, mesmo diante de tantas traduções bíblicas.
(ICo.12:13) “Pois todos nós fomos batizados
em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer
livres, e todos temos bebido de um Espírito.”.
Em um Espírito – Nele.
Por um só Espirito – Por ele.
Assim ficamos com ele, nele e por ele que
opera em nós o querer e o efetuar.
(Fl.2:13).
Outro ponto importante. O autor mostra o entendimento com o qual todos
concordamos que esse “batismo” não se refere ao do dia de pentecostes que
proporciona os dons aos crentes e sim, a inserção no corpo de que Cristo.
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