EBD LÇ.
03 16/07/2017 “A SANTÍSSIMA TRINDADE: UM
SÓ DEUS EM TRÊS PESSOAS”.
O que
escrevo com base nos textos da lição, representa o meu pensamento e o que posso
extrair para o ensino na Escola Bíblica Dominical, lembrando que os alunos não são estudantes de
Teologia, mas precisam usufruir de um bom e seguro ensinamento. Eles
funcionam como polinizadores; sim, eles dão fruto para o Reino de Deus.
PONTOS:
I –
CONSTRUÇÕES BÍBLICAS TRINITÁRIAS.
II – O
DEUS TRINO E UNO.
III
– AS CRENÇAS INADEQUADAS.
IV – RESPOSTA
AS OBJEÇÕES ACERCA DA TRINDADE.
Essa doutrina desperta uma disputa de
conhecimentos cada um a sua maneira, todavia as revelações da Bíblia permanecem
nela e para conhece-la é preciso oração, humildade e fé. Achou-a? Não se
ensoberbeça em detrimento de outros, pois o fim é Cristo.
I –
CONSTRUÇÕES BÍBLICAS E TRINITÁRIAS.
1.1 A
unidade da Trindade
Se lendo o texto sugerido
pelo autor em ICo.12:4-6 que vamos
desdobrar para maior clareza, realmente não daria para pensar que Paulo
estivesse falando da estrutura trinitária como também não daria para andar em
sentido contrário, caso alguém usasse o texto para debater o assunto.
VEJAMOS:
a) V.4 - “Há
diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo”.
Qualquer que seja o dom;
é o mesmo Espírito que opera.
b) V.5 – “Há diversidade de ministérios, mas o Senhor
é o mesmo”.
Qualquer que seja o ministério (temos 5 em Ef.4:11),
foi o Senhor quem os deu.
c) V.6 – “Há diversidade de operações, mas é o mesmo
Deus que opera...”.
Ao ler o texto sugerido, sou levado a pensar que
Paulo está neles reconhecendo a figura do Pai,
do filho, (o Senhor) e do Espírito Santo, de forma independente, mas que sustenta a
doutrina.
“E esses
três são um.”. (IJo. 5:7).
1.2 A
bênção apostólica.
A bênção apostólica não
era praticada em quase todas as Assembleias de Deus e todos sobreviviam.
Atualmente, se o ministro circunstancialmente esquecê-la, alguém imediatamente
o lembrará.
Antes que o ministério a
que sempre servi, orientasse sobre o assunto, sempre despedi a igreja com a
bênção conhecida: “Que o Senhor Jesus abençoe a todos e tenham uma semana
abençoada” e todos respondiam amém!
Há quem defenda que basta
ser no nome de Jesus por conta da autoridade concedida pelo Senhor. Não faz
qualquer sentido bíblico.
Podemos afirmar que a
“bênção apostólica” reforça doutrinariamente a “Santissima Trindade”? Quando
proferimos a bênção apostólica, apenas confirmamos nossas convicções de fé no
empenho da divindade na vida da igreja: O amor de Deus nosso Pai; a graça do
Senhor Jesus e as consolações do Espírito Santo.
Aprendi a dispensar tudo
o que se apresenta em puro caráter religioso.
1.3 O
Deus trino e uno revelado.
O texto da lição no pensamento do autor é muito rico ao que
tange mostrar a presença de Deus na sua multiforme graça, revelada na pessoa do
seu filho Jesus e do Espírito Santo. Isto é muito evidente na Bíblia mostrando
a inegável força e graça da trindade manifesta aos homens.
(Efésios 4:4-6).
“Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da
vossa vocação;
- Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
- Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em
todos vós.”.
Não compreendo como muitos negam essa
maravilhosa revelação.
II – O
DEUS TRINO E UNO.
2.1 Uma
questão crucial.
Clareza meridiana é o
mesmo que dizer, clareza total sobre a divindade do filho.
(João 1:1) declara: “No princípio era o Verbo e o Verbo
estava com Deus e o Verbo
era Deus”.
(Cl.2:9) “Porque nele habita corporalmente toda a
plenitude da divindade”.
Com relação ao Espírito
Santo, terceira pessoa:
(ICo 3:16) “O Espírito de
Deus habita em vós”
E quanto ao filho, basta dizer que todo o
Novo Testamento o tem como fundamento.
Seu nome é sobe todos.
OUTRAS CONSIDERAÇÕES SOBRE ESSE TÓPICO.
Monoteísmo ratificado pelo próprio Senhor
Jesus?
(Mc.12:29) “E Jesus
respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.”
Jesus não teria quebrado esse “monoteísmo”
quando disse que a todos atrairia a si? (Jo.12:32).
Ele disse: “Eu e o Pai somos um” e isso
não foi usurpação. (Fl.2:6).
2.2 A
trindade.
O autor toma vários textos para mostrar
que a Trindade existia antes que alguma mente brilhante resolvesse chamar essa
divina relação de Trindade.
Cita como texto mais contundente:
(Mt. 28:19) “Portanto ide, fazei discípulos de todas as
nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo ...”..
Fomos sepultados com ele no batismo e pelo
batismo para ressurgir como novas
criaturas, pelo novo nascimento, claro!
(Dt. 17:6) “Por boca de duas testemunhas, ou três
testemunhas, será morto o que houver de morrer; por boca de uma só testemunha
não morrerá.”.
III – AS
CRENÇAS INADEQUADAS.
3.1 Os
monarquianistas dinâmicos.
A parte mais difícil e
cansativa nas discussões teológicas residem exatamente nesse pessoal que fez
história e escola com seus escritos; muitos, altamente contraditórios.
Monarquianistas que vem
de monarquia ligando essa forma de governo político e uno, com a forma monoteísta de governo divino.
A doutrina da Trindade
também não pressupõe uma forma de governo divino politeísta.
Voltamos a afirmar o que
disse o Senhor: “Eu e o Pai somos um”.
(Jo.10:30).
3.2 Os monarquianistas
modalistas.
Fico imaginando a “carinha”
dos milhares de irmãos em nossas escolas dominicais, se o professor empolar a
voz e fazer a leitura do texto abaixo:
No cristianismo, sabelianismo (também conhecido como modalismo, patripassianismo, unicismo, monarquianismo modalista ou monarquianismo modal) é a crença unicista de que Deus se manifestou em carne
(João 1:1; João 1:18) e não três pessoas distintas.
O termo sabelianismo deriva de Sabélio,
um padre e teólogo do século III d.C. e defensor da tese. Ele foi um discípulo
de Noeto, motivo pelo qual os
seguidores desta crença são chamados nas fontes patrísticas de noecianos.
Já Tertuliano batizou-a de patripassianismo.
((FONTE: WIKIPEDIA).
O autor explica no texto da lição que se trata de uma forma de
ver Deus em momentos e realidades diferentes, sendo apenas uma pessoa.
Se acreditarmos nesse pensamento, temos que negar o nascimento
de Cristo com todas as afirmações bíblicas de que o filho é igual ao Pai.
E aqui também reside o meu pensamento que a Doutrina da Trindade
é inegável tanto no presente bíblico, no nosso presente e no porvir.
(Jo.17:5) “E
agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha
contigo antes que o mundo existisse.”.
3.3 O
arianismo.
O que se lê neste tópico
da lição, fortalece a ideia que nas Assembleias de Deus, os professores, tanto
das escolas dominicais, quanto as de teologia, precisam de alguma forma, serem
avaliados ou sabatinados, considerando que pontos doutrinários abraçados por
nossa igreja desde o princípio e mantidos, estejam hoje sofrendo algumas sutis
declarações contrárias ao que chamamos de “sã doutrina”; bíblica e apostólica.
O arianismo está aí
explicado pelo autor como sendo a doutrina de Ário que ensinava que Jesus não
era da mesma substância do Pai, era criatura, criado do nada. Uma classe divina
de natureza inferior.
“Uma classe divina de
natureza inferior”.
Tão inferior (rsss) que
os homens não suportavam a sua fala revelando a natureza divina e eterna.
(Jo. 18:5-6) Quando foram prender Jesus
no horto: “(...) A quem buscais? Responderam-lhe: A Jesus Nazareno. Disse-lhes
Jesus: Sou eu. E Judas, que o traía, estava com eles.
Quando, pois, lhes disse: Sou eu, recuaram, e
caíram por terra.”.
IV – RESPOSTA
AS OBJEÇÕES ACERCA DA TRINDADE.
Com relação a este ponto “IV” composto de três
tópicos, 4.1 Esclarecimento, 4.2 A definição de Tertuliano e 4.3 Formulação definitiva
da Trindade, quero resumir:
O reconhecimento da doutrina da Trindade, não
nasceu no Concilio de Niceia levando-se em conta a escola de Tertuliano que já
havia formulado essa doutrina.
No caso acima, fica descaracterizado o que
muitos, com o objetivo de atacar esse ensinamento, dizem que é domínio da
Igreja Católica.
Com relação ao nome dado “Santíssima Trindade” particularmente não soa bem (para mim) por
carregar uma pesada dose de sentimento religioso e a Trindade é a doutrina que
reconhece as três pessoas divinas.
Nada é mais
santíssimo que o próprio Deus.
Significado de Santíssimo no
Dicionário Online de Português. O que é santíssimo: adj. Excessivamente santo. Forma de tratamento
concedida ao papa: Santíssimo ...
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