EBD – SUBSÍDIO - LIÇÃO 12 PARA O DIA 18/09/2016.
“A EVANGELIZAÇÃO REAL NA ERA DIGITAL”
PONTOS A ESTUDAR:
I – PECADORES DIGITAIS NAS MÃOS DE UM DEUS
REAL.
II – CONSERTANDO A REDE PARA CRISTO.
III – EVANGELHO REAL PARA PESCADORES
DIGITAIS.
USAR BEM O TECLADO É CONSTRUIR VIDAS EVANGELIZANDO
I – PECADORES
DIGITAIS NAS MÃOS DE UM DEUS REAL.
1.1 Pecados em série.
O autor cita o que se considerava da
televisão no seu maior momento, quando era considerada a porta do inferno. Nada
fizemos de importante e o inferno cresceu para tristeza nossa.
Não se pode subestimar a televisão por
conta da rede mundial. Tenho observado que as novelas da Globo transmitidas em
horário inteiramente acessível (18:00 hrs.)
a jovens e adolescentes, está carregada de libidinagens ostensivas,
considerando que o efeito na libido é maior quando induzidas de forma sutil; causam estragos aos valores morais.
Os porões da rede mundial não causam
estragos, os já estragados buscam esses porões sabendo o que vai encontrar e
comem como cães famintos o que se produz. Excetuo nessa afirmação os iniciados
ou crianças com liberdade de acesso que acabam tendo a sua pureza sacrificada
ou abortada.
O mundo escancarou as portas da devassidão
e em muitos casos, o mal está dentro de muitos lares.
1.2 Rede de intrigas.
Na
descrição do autor no primeiro parágrafo,
com o exemplo do crime cometido por Ammon filho do rei Davi que estuprou a
própria irmã Tamar (2Sm. 13:1-14) fica a mostra que os meios para consumação do
mal sempre esteve na mente doentia do ser humano e para sua consumação,
qualquer veículo vale para comunicar o mal.
Quanto a facilitação de bons encontros
pela rede social, eu particularmente uso e encontrei pessoas maravilhosas,
todavia o sistema apresenta canal de comunicação privado ou “inbox” de alta periculosidade
para quem se entrega aos vícios.
1.3 O e-mail fatal.
O que posso recomendar como amigo é que
nunca passem notícias difamatórias nem façam críticas públicas denegrindo a imagem
de quem quer que seja. Todos tem o direito ao arrependimento, todavia o que tem
seu nome “emporcalhado” terá muitas dificuldades para organizar sua vida no convívio com as
igrejas. Não tem perdão que dê jeito.
II – CONSERTANDO A
REDE PARA CRISTO.
Vejo muitos homens
que ocupam posições ministeriais como pastores, evangelistas e professores de
teologia usando muito mal a rede e isto pode ser consertado com uma mudança de
atitude.
2.1 Vocação.
Excelente conselho do autor, fazer bom uso
da rede social, evangelizar. Acho muito mais uma questão de bom senso que de
vocação e explico essa razão: Mesmo não sabendo pregar, pode-se adicionar um
texto bíblico sem grandes esforços. Só não pode se “abestalhar” escrevendo
frases tolas tais como: “O Senhor está
abrindo uma porta hoje, pra você”; se você tem fé digite um “amém”.
2.2 Mensagem.
A rede social não é um campo que deva ser
usado para combater de forma estúpida princípios geralmente aceitos pelas
igrejas conservadoras. O ataque direto a pessoas e instituições não produzem o
resultado que se espera de um semeador.
Combater heresias exige inteligência e
conhecimento bíblico. Quando combato biblicamente qualquer heresia ou mau
costume perturbador da ordem do culto, conferindo tudo com a Bíblia, dificilmente
o debate se estende muito e as argumentações não bíblicas caem no desprezo de
quem lê.
Cabe ao professor, dar exemplo e orientar
seus alunos para que nunca use a rede social para falar mal de pastor ou de
ministérios. Esse tipo de comunicação eu chamo de “bala perdida” que mata gente
inocente e não atinge o alvo.
Tem provas da desonestidade do seu líder?
Peça reunião do conselho da igreja e trate do assunto à luz da Bíblia. Não
confia nos resultados, entregue em suas orações que Deus trabalhará, afinal,
Deus não é cego, surdo ou mudo.
2.3 Habilidade.
Nenhum campo exige tanta habilidade no
trato com as palavras e textos que a rede social. Há uma riqueza infindável de
temas e é bom saber que milhares de pessoas nos acompanham até com cunho
investigativo.
Sinto-me investigado muito mais pelos de
dentro que pelos de fora, mas louvo a Deus e uso da liberdade de Cristo para
escrever tanto no blogger como no facebook e deixo sempre a porta aberta para
os embates desde que sejam bíblicos e coerentes.
III – O EVANGELHO REAL PARA PE(S)CADORES DIGITAIS.
3.1 Fator Habacuque.
Comecei usando o Blogger como forma de
ocupar melhor o meu tempo já que tinha pedido a minha jubilação e ele foi uma
salvaguarda, pois, quem aprecia estar envolvido com os irmãos, jubilar é morte
e assim, consolei a minha alma escrevendo.
Surgiu na minha vida o facebook por
sugestão de um amigo. Grudei nele atentando que no face, as mensagens precisam
ser muito curtas e objetivas, evitando
usar nomes de pessoas ou instituições, excedendo-me um pouco, quando algo cai
no domínio público e o meu comentário me garante tranquilidade jurídica para
não ser alvo de alguma ação por improbidade.
3.2 Fator Eliseu.
O fator Eliseu remete ao que a mulher sunamita
disse dele: “Santo homem de Deus”. O comportamento na rede social passa a ser
um grande testemunho a favor do Reino de Deus.
IIRs. 4:9.
Intolerância e principalmente isto, não
pode ser esquecida. Há uma verdadeira enxurrada de mensagens com profunda
manifestação de intolerância e extremismos.
Para quem já conviveu com a intolerância
deve saber o quanto esse comportamento é indigesto e quando passados na rede
social, fica mais indigesto ainda.
3.3 Fator Paulo.
O autor cita a chegada de Paulo em Atenas.
Encontrou o ponto de contato e usou-o de forma inteligente. Sem detratar os
atenienses. De forma delicada Paulo tirou proveito do que tinha visto na
entrada da cidade. Constitui-se numa boa dica para quem quer evangelizar.
3.4 Fator Filipe.
A abordagem de Filipe foi muito sábia,
sutil e prudente aliada ao respeito ao interlocutor que era um homem público e
mesmo que não fosse.
Aqui vai uma dica muito importante para
quem usa a rede social.
Percebi que muita gente, saídos das
escolas teológicas e mestres nas questões pertinentes, cometem um grave erro:
Falam pouco de Jesus e muito dos reformadores, longos textos, acadêmicos e
complexos de tal forma que fica mais fácil entender a Bíblia que o pensamento
teológico deles.
Professor, aproveite a riqueza desta lição
e boa aula.
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