Tradução deste blog

quinta-feira, 14 de julho de 2016

IGREJA, AGÊNCIA EVANGELIZADORA, EBD 17/07/2016 (subsídio).


EBD – SUBSÍDIO - LIÇÃO 03 PARA O DIA 17/07/2016.
PONTOS A ESTUDAR:
I – A FUNDAÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA.
II – A MISSÃO PRIORITÁRIA DA IGREJA.
III – ANTIOQUIA, IGREJA MISSIONÁRIA. 




I – A FUNDAÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA.

1.1       A resposta escatológica.

Este primeiro ponto tem algo de muito interessante no diálogo mantido com os discípulos após a sua ressurreição.

Jesus está falando de bênçãos para a vida presente e que tais bênçãos abriria portas, as quais, de outra forma,  precisariam serem arrombadas.

Ao invés de atentarem para as promessas, queriam saber sobre a restauração do reino de Israel. Isso estava e sempre esteve no coração deles. A resposta de Jesus deveria servir para muitos que gastam todo o seu tempo procurando desenhar o final dos tempos e deixa de evangelizar que é mais importante e acabam tirando conclusões precipitadas.


1.2       A resposta pentecostal.

O que para nós é real, temos a larga compreensão dos acontecimentos naqueles dias, para eles era irreal, não podiam avaliar as palavras do Senhor até o acontecimento predito e os fatos ocorridos dentro do cenáculo em pleno período da comemoração da festa de pentecostes que era uma das três importantes festas nacionais do povo hebreu:
A Festa dos Pães Asmos, a Festa da Sega e a Festa da Colheita. Ex. 23:14-19.


1.3       A fundação da igreja.

 A palavra fundação aqui utilizada deve referir-se a constituição ou ainda, instalação da igreja sob o poder do Espírito Santo e a manifestação com a graça dos dons espirituais que não nos cansamos de falar, serem o adorno da igreja e a força propulsora do avanço pelos campos inimigos.

II – A MISSÃO PRIORITÁRIA DA IGREJA.


2.1 Evangelização.

Recomendo a leitura deste ponto com os alunos.  Facilmente compreensivo quanto a missão da igreja e tão bem colocado pelo autor que evangelizar é mais importante que qualquer evento eclesiástico. Como gostaria  que o dinheiro gasto em festas que ocupam grande parte do calendário das igrejas fosse investido em literatura apropriada.

Se a igreja cumprir sua missão, os crentes serão muito mais felizes e abençoados, sem falar nos milagres. Voltaríamos ao tempo de “conte a bênção, irmão”.


2.2 Missões em Atos.

O livro de Atos tem um valor histórico incalculável. Ação do Espírito Santo é visto em cada capítulo do livro até a sua última página.  Compreendo que o Espírito do Senhor não trabalhava forçando; vejamos.

Era um o coração e a alma dos que criam.
A solidariedade era consequência do amor derramado no coração deles.
O coração dos apóstolos não estava na fama, na popularidade, na riqueza e muito menos na ostentação da posição ministerial. Felipe era diácono e fez o trabalho de um verdadeiro apóstolo; um grande evangelista.

  
2.3 Promoção Social.

Sou suspeito em comentar sobre este assunto; é onde mais bato pela falta de atenção com os pobres e refiro-me aos membros da igreja.

Apenas na EBD se cada professor demonstrasse mais amor pelos alunos, procurando conhecer as suas necessidades, teríamos mais respostas da parte de Deus.

Você, meu caro professor precisa fazer mais, além de ficar cobrando presença dos alunos na igreja e que muitas vezes a causa é a saúde, a fome e a vestimenta.


III –  ANTIOQUIA, IGREJA MISSIONÁRIA.

3.1 Uma igreja completa.

Considero o texto de Atos 13:1 como dizem em linguagem comum, a cereja do bolo.
Uma igreja madura, acolhedora, pois, recebera Paulo no seu convívio e ao mesmo tempo, uma igreja de linha de frente. Preparava obreiros para o envio, não ficava presa dentro de quatro paredes.


3.2 Uma igreja missionária.

Pense comigo: Havia profetas e doutores e vejam a relação das personalidades que lá se congregavam,  todavia,  a escolha de um homem não se deveu a fama que acumulara como tendo sido criado aos pés de Gamaliel. O doutor Paulo estava com eles, mas a escolha veio de cima.

Hoje muita gente se perde por serem separados pelos homens por conta da fama que possuem e o que isto vai render de popularidade para a igreja. Guarde-nos o Senhor.


Muitas vezes e é um grande mal, a igreja só assiste aqueles que mandam para missões e tem muita gente digna e honesta trabalhando em lugares terríveis, sofrendo privação e abandono por parte de quem os enviou. É preciso encontrá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores