Tradução deste blog

sábado, 5 de março de 2016

MILÊNIO - UM TEMPO GLORIOSO PARA A TERRA - EBD 06/03/16 Lç.10

EBD – SUBSÍDIO - LIÇÃO 10 PARA O DIA 06/03/2016.
PONTOS A ESTUDAR:
I – O REINO MILENIAL.
II – O GOVERNO DE JESUS CRISTO.
III – ASPECTOS RELEVANTES DO MILÊNIO.

A figura mostra cores da realidade milenial.
I – O REINO MILENIAL.

1.1 A restauração da terra.

Governos investem tanto (nem todos, claro!) para manter a natureza em ordem e alcançam pouco ou nada sucesso:

No milênio, rios e mares serão totalmente despoluídos sem custo para os cofres públicos, florestas serão revitalizadas e as doenças debeladas. Assim será o governo de Cristo na terra durante mil anos.

Quem fará tudo isto? A igreja estará reinando com Cristo e aqui na Terra, Deus usará Israel já restaurado, como principal agente propagador das verdades divinas aos homens para abençoar as nações e homens de corações abertos. Eles serão os responsáveis para levar o conhecimento do Reino Eterno a todos os homens (Ez. 47:6-12, Zc. 8:23).

Lembramos que no milênio, os corações serão iguais aos que conhecemos hoje, também serão divididos entre o prazer e a incredulidade. A única diferença é que o tentador será afastado por mil anos.

1.2 A Terra será governada por Jesus.

Gostaria muito que todos os zombadores resistissem ao período da grande tribulação, é possíve algum escape para contemplar a glória do Senhor.

Pela primeira vez na Terra se verá uma forma de governo socialista na essência.  Não acontecerão guerras, nenhuma disputa de fronteiras. O mundo experimentará o que de fato significa a paz.

Não posso negar que a lembrança e o gosto do suor, cerveja e mulheres estarão contidos nos corações humanos. Mas, está aí uma coisa que não acontecerá no milênio; desfile de pervertidos e carnaval, o que desencadeará já no fim do milênio, uma rebelião mundial contra o governo de Cristo e então será o fim de verdade. O fim ´para eles!

1.3 Jerusalém será a capital do mundo.

Muitos líderes como Gamal Abdel Nasser, presidiu o Egito e ameaçou varrer Israel do mapa; morreu em setembro de 1970 sem concretizar seu sonho. Este é o desejo de muitos governantes e não apenas árabes, mas, temos outros governos que dariam tudo para ver Israel se dobrar diante do mundo. Ficarão na vontade!

O Brasil que se cuide; esse governo petista tem dado mostras que não morrem de amores por Israel. Que pena!

“Possivelmente” essa bagunça que está acontecendo seja a mão de Deus revelando a sujeira toda, pois, levantar-se contra Israel é levantar-se contra Deus. Imagino como isto seria um celeiro de terroristas e será se este governo não sair rapidamente do poder.

II – O GOVERNO DE JESUS CRISTO.

2.1 Jesus governará com os seus servos.

Os “seus” servos citados pelo autor, deve ser entendido com a igreja ainda com o status de igreja e na terra com Israel que em uma linguagem rasteira, "dará colher de chá na boca" do mundo para que sobreviva na paz que pertence somente ao povo de Deus.

Digo “status” de igreja, pois no fim do milênio, entramos na eternidade descritos como “os mansos que habitarão o novo céu e a nova terra”.

2.2 A igreja reinará com Cristo.

Sabendo a importância e o papel da igreja no milênio sob o governo de Cristo, ministros deveriam ser mais zelosos da igreja do Senhor, cujo fracionamento humano foi permitido para que cada servo cuidasse de uma porção. Porém, muitos estão cuidando mais de si mesmos do que da igreja, e pior ainda, muitos estão envolvendo as igrejas em “maracutaias”. 

O Senhor vem e quando vier dará recompensa aos justos e destinará ao lago de fogo, com o diabo e seus anjos, todos que se serviram como “ministros da injustiça”.

2.3 A nova Jerusalém.

A igreja será levada ao céu pelo arrebatamento, será recebida no céu na nova cidade cuja, descrição completa está no Apocalipse, capítulo 21:9-27.

A nova Jerusalém estará visível aos homens com todo o seu esplendor, mas, naturalmente, somente a igreja habitará nela e os anjos terão livre acesso.

Nada neste mundo se compara a beleza da cidade celestial. Fica como oportuna, a declaração de Paulo em II Cor. 12:2 acerca de “um homem” que foi arrebatado até o “terceiro céu” e ouviu coisas inefáveis que não se podia contar ao mortal. Além do glorioso paraíso, teria visto além ou pelo menos ouvido acerca da Cidade Santa? O texto é insipiente, mas, ele viu a morada dos santos após a morte.

O autor da lição O Final de Todas as Coisas: Esperança e glória para os salvos, afirma que não é utopia a existência das coisas inefáveis lá no céu, discorda de alguns teólogos que consideram a esfera celestial uma fantasia; é impossível acreditar que alguém possa desacreditar desta linda verdade, todavia, é bom lembrar que há teólogos de toda espécie espalhados por aí. Precisamos tomar cuidado com os falsos ensinamentos, com as heresias.

III – ASPECTOS RELEVANTES DO MILÊNIO.

3.1 Quem vai participar deste Reino.

Serão cidadãos desta cidade os crentes fiéis, que foram arrebatados, ali estarão em corpos transformados, viverão no corpo da ressurreição, não mais em corpos do pecado. Serão reis e sacerdotes, permanecerão na santa cidade celestial. É indispensável dizer que no período do milênio a igreja permanecerá na cidade santa celestial, que estará situada NA TERRA.

A vida continuará com os remanescentes de Israel, com os que sobrarem da grande tribulação.

3.2 Haverá um conhecimento universal de Deus.

Com satanás preso e a revelação completa do caráter do Reino de Cristo, a terra se encherá do conhecimento de Deus.

O capítulo 11 de Isaias declara o lado glorioso desse período. Todo o extenso conflito árabe versus israelense terá fim. Não haverá discórdias, de pequena ou grande monta, em todo o planeta.

O autor da revista fala em um derramamento do Espírito Santo baseado em Isaías 32:15. Comenta que a promessa dita pelo profeta, refere-se exatamente a este tempo, todavia, cuidado para não confundir com o derramamento ocorrido no dia de pentecostes.

O derramamento do Espírito Santo no início do milênio visa abrir a mente para que vejam Cristo, o verdadeiro Deus e a vida eterna.

3.3 Haverá paz na terra.

A forma de governo de Cristo será de inteira paz até que se conclua os mil anos. Is. 9:6 e 65:3 são textos falam por si.

3.4 A natureza será transformada. 

Falamos tanto em agrotóxicos, produtos industrializados com elementos cancerígenos, e seus efeitos devastadores. Nada disto existirá no milênio.

Não dá para chegar aos “mínimos detalhes”, descrever como a vida transcorrerá de maneira natural. É provável que hajam hospitais e clínicas em funcionamento, para atenderem vítimas de algum acidente, se consideramos a natureza da vida e a sua normalidade.

Quero relembrar que o Senhor trará saúde para as nações com folhas e águas sanadoras provenientes da cidade santa.

3.5 Haverá saúde e prosperidade.

Isaías 65:20, citado pelo autor, mostra o quanto Deus é maravilhoso, nos leva a entender que mundo não teria passado pelo que tem passado se houvesse plena obediência.

"Não haverá criança de poucos dias". Significa que haverá desenvolvimento físico e intelectual. "Não haverá velho que não cumpra os seus dias", diz que haverá morte natural no milênio.

"O jovem morrerá de cem anos, mas o pecador de cem anos será amaldiçoado", mesmo diante de tanta grandeza haverão corações endurecidos e estes corações endurecidos se levantarão contra o Senhor no final do milênio.


Explicação aos leitores: Estou publicando este apoio exatamente às 22:50 da véspera da aula e peço desculpas por isso, o atraso acontece por conta da semana trabalhosa e pela cirurgia da minha filha Simone, agendada para este domingo, dia 06/03/2016. Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores