Tradução deste blog

terça-feira, 15 de março de 2016

NOVOS CÉUS E NOVA TERRA - subsídio para EBD Lç.12 20/03/16

EBD – SUBSÍDIO - LIÇÃO 12 PARA O DIA 20/03/2016.
PONTOS A ESTUDAR:
I – TODAS AS COISAS SERÃO RENOVADAS.
II – NOVOS CÉUS E NOVA TERRA.
III – NOVA JERUSALÉM.
  
A NOVA JERUSALÉM QUE DESCE DO CÉU... Ap. 21:2



I – TODAS AS COISAS SERÃO RENOVADAS.

1.1       Deus criou os céus.

A linguagem é diversa e tudo pode significar a mesma coisa?

Os céus incluem todo o universo com seus planetas,  satélites e outros sóis ?
Com certeza sim. A ciência tem descoberto outras expansões e tudo foi criado por Deus.

A Terra sendo uma referência por conta da vida existente nos permite dizer que o céu, esta expansão que se perde ao alcance dos nossos olhos, começa aqui onde pisamos? Sim, exatamente; este é o primeiro céu.

Paulo faz referência ao terceiro céu (ICo.12:2) deixando claro que se tem o terceiro, tem o primeiro e o segundo.

O segundo céu, “presumivelmente” é onde habitam as potestades, se tomarmos por base por exemplo, Dn. 10:12-14.

Onde Deus habita? Nos céus dos céus Dt. 10:14, expansão acima de todos os céus. Tudo foi feito por ele.


1.2 A renovação divina nos céus.

Segundo as palavras do nosso irmão Pedro na segunda carta, 3:7, a terra será totalmente refeita, não deixando nada que seja nocivo de uma civilização que soube afrontar a Deus e macular tudo o que devia ser parte de uma vida regrada e santa. Não ficará sequer a memória dos zombadores.

O paraíso que estava restrito a um pequeno espaço em relação ao resto do mundo, agora será total. Os mansos herdarão a terra. Mt. 5:5.

Essa limpeza geral, certamente inclui tudo o que foi lançado pelas potências, no espaço sideral.

II –  NOVOS CÉUS E NOVA TERRA.

2.1 Em cristo, céus e terra serão congregados.

Isaias 66:22 – “Porque, como os céus novos e a terra nova que hei de fazer estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome”.

Esta é a nossa esperança!

2.2 Novos céus e nova terra.

Algumas vezes encontramos na bíblia algo como “lembrança” e algumas pessoas têm curiosidade em saber se nos lembraremos de tudo o que houve.

Particularmente penso que lembrança e emoção não serão ingredientes para produzir alguma saudade de quem já foi; parentes, amigos ou bens, mas, creio que teremos lembrança da grande obra redentora realizada pelo Senhor, lembrando que há consciência após a morte, Lc. 16.

Meu caro professor, se alguém discordar de mim ou de quem pense igual, não se estresse, o importância será estarmos lá.

De nada adiantam as convicções teológicas e perder esta grande oportunidade.


III –  NOVA JERUSALÉM.

3.1 Foi preparada no céu.

A cidade de Deus é bela como descrita por João Ap.2. Além dessas características,  a cidade possui águas e flora purificadoras para eliminar todo o mal feito pelo homem em nosso planeta.

A cidade é protegida e não entrará nela nada imundo Ap. 21:27.

3.2 Os muros e as doze portas.

Uma descrição dos muros e das portas descritas em ap. 21:12-14.
A cidade construída por Deus para morada dos remidos tem características semelhantes as de uma cidade antiga fortificada, todavia, não visa dar proteção como estas considerando que não haverá o que temer. Será o lugar privativo do povo de Deus.

 3.3 Os doze fundamentos da cidade.

Ao colocar fundamentos em nossas construções, vê-se que tivemos em quem nos inspirar; pensando nas mega construções desde os tempos antigos, como a Torre de Babel, as Pirâmides e as modernas, verdadeiras obras da engenharia e tecnologia avançada.

DEUS É PERFEITO EM TUDO e somos felizes por que Cristo nos colocou ao seu lado.
  
3.4 Alí não haverá mais tristezas.

O consolo da presença de Deus que enxugará dos nossos olhos toda lágrima porque as primeiras coisas são passadas, aponta para a plena felicidade em todos os aspectos.

Vejam o papel que nossas igrejas têm hoje, tentar afastar o povo dos braços desses hereges que roubam a melhor esperança por uma esperança de natureza morta.

Estaremos dispostos a pregar a causa da verdade? Afastemos as festas dos nossos cultos e passemos a valorizar o ensino da Palavra de Deus e só assim alcançaremos melhores resultados.

Teremos coragem de acabar com as banquinhas de salgados e bazares, tudo para movimentar a igreja em torno daquilo que não é o seu objetivo real?

Jesus vem!

3.5 Não haverá pecados nem pecadores.

Não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação.

Ao longo do Novo Testamento, notadamente nas cartas de Paulo, há ensinos que são desprezados com relação a ética e a moralidade cristã em todos os sentidos, todavia, há igrejas que fecham os olhos para a questão da ética cristã valorizando a quantidade de pessoas e arrecadações. Presença puramente física.

Os pastores são responsáveis por ensinar o que precisa para consertar vidas e confesso que não sei – ou sei!? – por que tanta gente quer ser pastor? No mínimo ignoram que o julgamento de quem está para ensinar é mais pesado que o julgamento de um crente comum? Seremos mais cobrados.

Você, professor da Escola Bíblica Dominical é tão responsável quanto o seu pastor, pois, recebe um pequeno grupo em confiança e isto não significa que você deva imprimir palavras de ordem na mente dos seus alunos contra o seu pastor e ministério, basta ensinar a verdade; verdade bíblica, não a minha ou a sua.


A VERDADE LIBERTA.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores