Tradução deste blog

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

EBD LÇ.11 A ORGANIZAÇÃO DE UMA IGREJA LOCAL

EBD – SUBSÍDIO - LIÇÃO PARA O DIA 13/09/2015.
PONTOS A ESTUDAR:
I –  A EPÍSTOLA ENVIADA A TITO.
II – O PASTOR PRECISA PROTEGER O REBANHO DE DEUS.
III – A PERCEPÇÃO DA PUREZA PARA OS PUROS E PARA OS IMPUROS.

                     NÃO HÁ COMO ORGANIZAR IGREJA SEM ELA.

I – A EPÍSTOLA ENVIADA A TITO.

1.1       O intento da epístola.

Por esta causa te deixei em Creta.

Aqui começa o trabalho de um verdadeiro pastor. Por em ordem.

A cada mudança de pastor, a igreja “sofre” uma readequação para acompanhar o perfil do novo pastor. Isto é inevitável.

Se o que substitui e o substituído são cuidadosos na doutrina bíblica, as pequenas mudanças na ordem litúrgica e administrativas, não causará tanto impacto na vida da igreja.

Um pastor de verdade, nunca porá a igreja em torno de si mesmo por saber que: ´

1 - Ele não é vitalício na igreja que o recebeu. Se insistir, a morte resolverá esse problema.

2           – Não precisa ficar com “paparicos”, pois, se fizer um trabalho agradável a Deus, com certeza, a igreja nunca o esquecerá.


3           – Quando um pastor vive procurando fazer “média” com a igreja é por que as suas intenções não são agradáveis diante de Deus.      

A situação na igreja de Creta não era muito boa. Tito certamente teria muito trabalho, pois, é comum haver nas igrejas, pessoas que não se dobram aos ensinamentos; às vezes, precisa ser duro.


1.2       Data em que foi escrita.

Essa informação é importante para ter-se uma ideia da movimentação da igreja naquele período. Carta escrita no ano 64. D.c. significa que já tinha passado 31 anos da morte e ressurreição do Senhor e a igreja continuava atuante como nos primeiros dias.


1.3       Um viver correto.

Ensinar e corrigir uma igreja não é tarefa fácil.

Definitivamente não existe evangelho sem transformação de vidas.

Penso que a porta de entrada para um viver correto é o novo nascimento e as demais mudanças vão acontecendo à medida que o converso aceita de coração pronto, os ensinamentos da Palavra do Senhor.

Há muitas igrejas e pastores que não se preocupam com os ensinamentos nem concordam com eles pelo tamanho desprezo que fazem das doutrinas bíblicas. Adequam as igrejas para receber pessoas que continuarão com a velha vida. Quem gosta de samba,  rap, rock e outros ritmos, sem problemas; basta colocar uma letra que fale em Deus e adoração e tudo fica bem com um novo nome: Música gospel.

Lembro-me de um pastor conhecido nacionalmente que dizia que  na sua igreja era proibido proibir; divorciou-se e casou-se com uma mulher mais nova e assim, caminha a humanidade.


II -  O PASTOR PRECISA PROTEGER O REBANHO DE DEUS.

2.1 Qualificação dos pastores.

Eu nem precisaria dar qualquer parecer sobre este tópico levando em conta que o autor toca em pontos importantíssimos, mas, consideremos algumas questões sobre a qualificação do pastor.

- Que qualificação se leva em conta de verdade, no sentido prático.
– Há centenas de “pastores” que não servem nem para ser crentes.
- Com relação a filhos de pastores, na atual conjuntura não vejo como conciliar a vida pastoral com a vida totalmente independente dos filhos por conta de fatores conhecidos, todavia, compreendo que o maior pecado de Eli foi a tolerância com seus filhos (ISm.2:9 “Honras a teus filhos mais do que a mim...”)  o que não aconteceu com Samuel. ISm 12:1-5.

Certa ocasião um professor de teologia disse para os seus alunos entre os quais, eu participava: “Pastor que não tem seus filhos na igreja, não são pastores...” Perguntei a idade dos seus e ele respondeu-me: “Três e sete anos”. Não precisei continuar a inquirição; ele tinha toda razão, não sabia o que falava por falta de experiência.

Não vale considerar pastores bem remunerados cujos filhos sentem na pele o dever de acompanhar o pai. Pense em um pastor que sofra injustiças na área financeira.

Não precisa ensinar-me que Deus cuida dos que chama, pois, sou exemplo disso. Deus sempre cuidou de mim.


2.2 Crentes, porém, problemáticos.

A questão de “crentes problemáticos” exige um capitulo a parte.

Há pessoas que são problemáticas por questões mentais ou psicológicas, falta de constância na maneira de pensar, limites de compreensão e esses, precisam ser tratados com muito carinho mesmo que façam coisas que nos cause aborrecimentos.

Não chamo de problemáticos aqueles que usam a inteligência para causar divisões, encrencas, prejudicar  pastores, atrapalhar a caminhada da igreja, pois, na Bíblia, são chamados de ímpios os quais, Deus abomina.

Há ainda, aqueles que se aproveitam da boa situação sócio econômica para dominar as pessoas, com empréstimos e doações, tudo para dominar as pessoas com a sua “bondade”. Não são ímpios, mas, agem com impiedade. Correm sérios riscos.



2.3 Não dar ouvidos a ensinos falsos.

Meu Senhor! Como se pratica ensinos falsos em nossos púlpitos. Ainda nesta semana ouvi um que tive que chamar em meu coração de mentiroso.  Não podemos tolerar isto, que as pessoas venham a nossas igrejas e preguem, falando de revelações e visões mentirosas, ocupando tempo sem se ater a Bíblia com o devido respeito; pregam vitórias, sucessos e prosperidades, falando que Deus mandou quando sabemos pela Palavra de Deus o que de fato ele mandou falar.

São os hereges a quem Paulo manda admoestar uma ou duas vezes e depois evita-lo, NÃO DAR OPORTUNIDADE EM NOSSOS PÚLPITOS.

III – A PERCEPÇÃO DA PUREZA PARA OS PUROS E PARA OS IMPUROS.

3.1       Tudo é puro para os puros.

Quem vive segundo as Palavras de Deus, não se preocupa com regras ou leis. O amor de Cristo e a Cristo, nos garante uma vida de seriedade e uma vida de obediência. Não queremos perder o vinculo com Deus.

Todas as derrapadas que o ser humano dá, ocorre nos momentos prolongados de falta de meditação, de oração e de conhecimento bíblico.

Tudo é puro para os puros não significa que podemos beber água em qualquer cisterna.


3.2 Nada é puro para os impuros.

O fato de nada ser puro para os impuros está explicado na epístola de Judas 1:4. Há pessoas que não somente converte  em dissolução a graça de Deus, mas, em suas mãos tudo vira oportunidade para pecar. Os olhos são maus e veem tudo mau. Daqueles que quando olha para uma mulher, conseguem despi-la somente com o olhar.

Eles têm olhos de corvo e frequentam nossas festas; banqueteiam-se conosco.

3.3 Conhecem a Deus, mas, o negam com atitudes.

A melhor maneira de saber se uma pessoa realmente conhece a Deus, é pelas suas atitudes e melhor ainda, pela maneira como se relaciona com os irmãos.

Os que negam a Deus, vê na igreja somente a oportunidade de se projetar, de massagear o próprio ego. Vivemos no final dos tempos.


A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA NA ATUALIDADE.

Como visto; tudo o que foi tratado sobre organizar igreja, referiu-se ao aspecto espiritual, pois, no tempo apostólico, não se cogitava tratar a igreja como um ente jurídico como acontece na atualidade e a igreja precisa prestar contas aos órgãos públicos exigindo dos seus representantes, a regularização de toda documentação exigida para sua funcionalidade.

- Ata e instrumento de constituição.
- Realização de assembleias gerais para aprovação de contas e eleições do quando diretório.
- Registro nos órgãos públicos, Receita Federal e Prefeitura e nesta caso, para obter o alvará de funcionamento.
- Lembrar que mesmo com toda essa documentação, o homem não é proprietário de nada. A igreja é propriedade do Senhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores