Tradução deste blog

quarta-feira, 1 de março de 2017

MANSIDÃO EVITA PELEJAS, EBD Lç.10 05/03/2017

EBD LÇ. 10 05/03/2017 “MANSIDÃO: “TORNA O CRENTE APTO PARA EVITAR PELEJAS”.

O que escrevo com base nos textos da lição, representa o meu pensamento e o que posso extrair para o ensino na Escola Bíblica Dominical, lembrando que os alunos não são estudantes de Teologia, mas precisam usufruir de um bom e seguro ensinamento.  Eles funcionam como polinizadores;  sim, eles dão fruto para o Reino de Deus.

PONTOS:
I – MANSIDÃO, O OPOSTO DA ARROGÂNCIA.
II – EVITANDO AS PELEJAS E CONTENDAS.
III – BEM-AVENTURADOS OS MANSOS.

Representam o que é de bom; saudáveis produzem, mas não são propriedades de homem algum. Quem delas fizer mau uso, enfrentará o verdadeiro dono.



I – MANSIDÃO, O OPOSTO DA ARROGÂNCIA.

1.1 Mansidão não é covardia.

É comum acharem que toda pessoa  de espírito manso e quieto  é covarde, ou medroso, incapaz de tomar decisões frente aos desafios. 

Quem pensa não faz bobagens.
Quem pensa, sabe esperar os melhores momentos para agir  e quem pensa, não age com brutalidade e ignorância evitando assim, um mal maior.

Voltando a carga para dizer que de forma geral, ser manso não é privilégio dos crentes, todavia o que não tínhamos, o Espírito do Senhor nos dá como ornamento e o que temos, ele aperfeiçoa.

O autor faz referência ao comportamento de Paulo diante de situações adversas. Novamente a rede social nos mostra como pessoas desprovidas de mansidão, age de maneira bruta e sem o exercício da sabedoria;  acabam prejudicando mais do que colaborando para o fortalecimento da fé de quem os lê.

O aposto Paulo sabia em que tinha crido e nós também pela graça do Senhor.


1.2 Ser manso é ser corajoso.

Nm.11:15 Moisés confronta Deus, não da maneira como os ímpios fazem.
Nm. 12:3 Moisés era o homem mais manso.
Jr. 11:19 Jeremias opina sobre ele mesmo quando diz que era um cordeiro diante da vida e dos desafios.

Gn. 13:9 E por que não se lembrar do equilibrado Abraão que na hora certa, soube apontar o caminho para o seu sobrinho Ló?

Ser manso é ser corajoso? Sim, quando o momento o exigir.


1.3 A mansidão, fruto do Espírito.

O capítulo 5 de Mateus, que trata das bem aventuranças e entre elas, a mansidão, tem como promessa, herdar a terra e logicamente refere-se a nova terra, no milênio e na eternidade.

Ap. 21:1 “E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.”.


II Pd. 3:13 “ (...) Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.”.

                   
II – EVITANDO AS PELEJAS E CONTENDAS.

2.1 Pelejas e discórdias.

Nem sempre a discórdia gera uma peleja, na maioria dos casos, afasta pessoas cujos interesses conflitam.

Quando a mansidão não está presente, a discórdia pode dar sequência a uma relação de conflito que por vezes chega as barras do tribunal deixando para trás, muitos estragos que poderiam ser evitados, principalmente nas relações conjugais.

Nunca houve tanta necessidade de equilíbrio e espírito de mansidão como nos nossos dias.


2.2 Ações do homem carnal.

O autor entra na questão da busca pelas oportunidades na igreja como se ela fosse uma empresa cujos objetivos são bem definidos e conhecidos.

É muito difícil lidar com homens carnais e interesseiros. Aqueles que perseguem um fim, pisando em tudo e em todos e com aquela carinha cínica, bajula sem se preocupar e muito menos perceber  que muitos pares de olhos o veem e despreza suas atitudes carnais.

Guarde-nos o Senhor desses expedientes.


2.3 Um espírito aguerrido.

O autor exorta neste ponto a que não nos deixemos  levar por pelejas  ou porfias considerando o conselho de Paulo a Timóteo em 2:24 da segunda carta.

Diz o autor:   “Precisamos nos manter incorruptos, santos, sinceros e justos...”.

O que mais desejo em nossas igrejas? Que os nossos pastores e quase na maioria, retornem ao abrigo da simplicidade e da sinceridade. Parar com esse negócio de “embromar”  aqueles que servem no ministério, seja local ou em grandes sedes, quando usam dizer: “Orei e o Senhor mandou...”.


Ef. 4:25 “Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.”.

III – BEM-AVENTURADOS OS MANSOS.

3.1 O sermão da montanha.

O Sermão do monte e as bem-aventuranças é uma declaração de vitória para os vitoriosos e a recompensa em cada quesito.

Mt. 11:12 Há os que se esforçam muito para conquistar o Reino dos Céus.        

Uma questão interessante é que não precisamos nos preocupar com  cada uma das bem-aventuranças, pois os remidos sob a direção do Espírito Santo e a ele submissos, vencem com facilidade é o Espírito do Senhor quem nos concede essa graça.

3.2 Estevão um homem manso.

Estevam, um ótimo exemplo tomado pelo autor, exemplo de quem sabe e conhece sua missão mesmo diante dos contrários.

O que se vê não é isso. Poucos  gostam de serem contraditados em suas proposituras e no aperto, apela para os expedientes mais vís. Perdem o controle e o respeito.


3.3 A mansidão de Cristo.

Não podia ser melhor o exemplo tomado, senão o próprio Senhor Jesus.  Quem suportaria tamanha atrocidade e humilhação e ainda continuaria de boca fechada.

Jo.19:9-10 “E entrou outra vez na audiência, e disse a Jesus: De onde és tu? Mas Jesus não lhe deu resposta.
Disse-lhe, pois, Pilatos: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar?”.

Poucos sabem que o espírito manso conquista corações com mais facilidade que os intrigantes e intrigados.

Saíamos fora de toda contenda, principalmente nós que vivemos em ambiente coletivo.

A igreja, mesmo sendo um ambiente coletivo é um lugar de paz e harmonia para quem busca a paz. Em seu seio abrigam-se pessoas das mais diferentes opiniões pessoais; pelo menos vivo há quase 55 anos e não tenho dificuldades em administrar eventuais problemas que surjam para querer roubar a minha paz.


Tenhamos paz, sejamos mansos à semelhança de Cristo e daqueles que tiveram sua vida pontuada na Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores