Tradução deste blog

domingo, 2 de agosto de 2015

EBD LÇ 6 CONSELHOS GERAIS

EBD – SUBSÍDIO - LIÇÃO PARA O DIA 09/08/2015.
PONTOS A ESTUDAR:
I –  O CUIDADO COM O REBANHO.
II – O TRATO COM O PRESBITÉRIO.
III – CONSELHOS GERAIS.
   
                O REBANHO PERTENCE A DEUS. CUIDEMOS COM AMOR                              



I – O CUIDADO COM O REBANHO.

1.1       O cuidado com os anciãos.

Falar de ancião é preciso compreender os conflitos sentimentais e emocionais que atingem as pessoas na chamada boa idade.
1 – É preciso respeitar e amar acima e além de tudo.
2           – É preciso ter muita paciência com eles e acompanha-los antes que façam algo reprovável.
3           – Conhecer os fatores desencadeantes dos conflitos: Sentimento de perda,  de abandono e drama de consciência.
SENTIMENTO DE PERDA – A sensação de não reter nada daquilo que conquistou na vida.
SENTIMENTO DE ABANDONO – Há sempre bons motivos para achar que ninguém o quer.
DRAMA DE CONSCIÊNCIA – A boa idade é o momento da avaliação dos feitos na vida e geralmente culmina com a sensação de quem fez tudo errado.

Pouca gente tem paciência com idosos ou anciãos.

Não há qualquer programa que envolva os anciãos para uma vida melhor, sem falar na vida cristã; refiro-me a vida social e inclusiva.

Até hoje, só participei uma única vez na cidade Hortolândia, igreja presidida pelo pastor  Edson Maltez, a convite do  meu amigo Deusdedit Souza Borges. que realizou o “culto da melhor idade”, com a presença de anciãos da igreja. Muito bom.

1.2 O cuidado com as mulheres idosas e viúvas.

O mesmo tratamento dado aos idosos deve ser dado às mulheres idosas e principalmente às viúvas, geralmente solitárias e sem recursos.

1.3 O cuidado com os ministros.

Este é um caso à parte e que merece cuidados.
Por toda igreja por onde passei, recomendei cuidados especiais com os pastores e sempre renderam bons resultados.

A maioria dos obreiros trabalham sem qualquer remuneração ou com remuneração muito aquém das necessidades e por esta razão, a igreja precisa assisti-los.

Os professores de escolas bíblicas dominicais, podem contribuir em muito, fazendo com que os alunos entendam que o pastor é uma pessoa humana sujeito as mesmas necessidades.
 Dois textos que completa qualquer ideia sobre o pastor encontramos em Hebreus 13:7 e 17.
.

II O TRATO COM O PRESBITÉRIO.

2.1 Acusação contra os presbíteros.

Acusação contra os presbíteros...
Hoje, não sei como anda isto, mas, já houve época em que ministérios faltavam com respeito com pastores e presbíteros que eram trocados de maneira bruta e a causa era muitas vezes, um telefonema de crente insatisfeito com o seu pastor por razões pessoais. Já aconteceu comigo.

Trocavam o obreiro de cidade sem se preocuparem com o ano escolar dos seus filhos, daí, a revolta de muitas famílias e filhos por considerarem o tamanho da injustiça praticada contra seus pais.

Diz o autor: “... Encobrir os erros daqueles que pecaram não é  solução, pois, “Deus não tem o culpado por inocente, Nm”. 28:13.”

Normalmente pessoas insanas que se levantam contra o seu pastor, sempre usa suas justificativas no plural;  “nós não concordamos, nós não queremos...” como se tivessem procuração de toda igreja.


2.2 A repreensão aos presbíteros.

Aqui temos um assunto muito sério.

Há crentes que são verdadeiros “xiitas” com relação ao erro de outro; querem trucidar; não exercitam misericórdia, não conhecer a palavra “esquecer”. Isto tudo é lamentável.

Claro está que quando o Apóstolo orienta Timóteo sobre como lidar com esses problemas, não estabeleceu regra doutrinária, mas, uma saída para que igreja não sofresse com as faltas dos presbíteros.

Penso que Paulo queria que o corpo de presbíteros julgasse o faltoso, sem, contudo, perder o senso de justiça, respeito e amor. É preciso compreender Paulo por todas as suas palavras nas epístolas e não isolar este conselho.
  
2.3 O cuidado com a saúde.

Cuidar da saúde é fundamental a todos principalmente quem vive uma vida sedentária.

É pecado o obreiro frequentar uma academia? Percebi que muitos exercícios feitos na academia são usados como tratamento fisioterápico.

À medida que a idade avança, há uma perda de massa óssea e um atrofiamento, portanto, muitos exercícios são necessários e a academia reúne o treinamento aeróbico com o físico, sendo isto, muito importante além é claro, da alimentação.

Não há qualquer proibição acerca disto, exceto quando se transforma numa obsessão.


III – CONSELHOS GERAIS.

3.1 Aos que não respeitam a sã doutrina.

O pessoal que não respeita a sã doutrina tem encontrado muita facilidade em nosso meio e muitos dos nossos ignoram a verdade e imitam os falsificadores da Palavra de Deus.

É inaceitável que um obreiro sem conhecimento das doutrinas fundamentais conduza uma igreja e infelizmente, vê-se muitos assim, sendo percebido pela maneira como empurram os cultos com louvores e corinhos e nem se dá ao prazer de ouvir quem entenda do assunto.

3.2  Aos que querem ser ricos.

Paulo já entendia do assunto e orientava Timóteo acerca disto.

Qual é a causa de tanta ostentação no meio dos pastores. Carros blindados, mansões com piscina, jatinhos, fortunas armazenadas como se Jesus nunca mais voltasse.

A vontade de acumular riquezas tem virado febre. Há muitos que avaliam o sucesso do pastor pelo lastro econômico.

Enquanto isso...  - O Senhor virá e pedirá contas -.   

3.3 Conselhos aos ricos.

Nada é mais prazeroso na vida que tornar alguém feliz com algo que você tenha contribuído.

Boas obras não salvam, mas, as obras praticadas pelo oficial romano e sua contínua oração, chamaram a atenção de Deus, refiro-me a Cornélio, Atos 10.

A pior coisa que existe no ser humano é a arrogância e pior ainda quando a riqueza é fruto de atitudes desonestas.

Guarde-nos o Senhor.




Um comentário:

Seguidores