LIÇÃO 09 TEMPO
PARA TODAS AS COISAS.
EBD para 01/12/2013.
Subsídio.PONTOS A ESTUDAR:
I – ECLESIASTES, O LIVRO E A MENSAGEM.
II – DISCERNINDO OS TEMPOS.
III – O TEMPO E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS.
IV – ADMINISTRANDO O TEMPO.
Em tempo: Como
viver melhor neste mundo. Com certeza, o pensamento filosófico do autor,
Salomão, nos dá uma visão panorâmica sobre o assunto. O livro traz assuntos por
demais importantes para lermos a apurarmos o nosso gosto pelas pretensões de
ser e ter.
I – ECLESIASTES,
O LIVRO E A MENSAGEM.
1.1
Datação
do livro.Algumas informações como data, têm a sua importância, como referência aos fatos. Com certeza, Eclesiastes não foi escrito no começo do reinado de Salomão. Este livro é um pensamento filosófico próprio de quem viveu bem, com pompas e riquezas para descobrir que tudo não passou de uma grande bobagem. “Vaidade de vaidades, tudo é vaidade” declaração por demais lacônica.
1.2 Conhecendo o
pregador.
As palavras tomam
melhor sentido, quando conhecemos o pregador. Isto deve fazer parte do nosso
julgamento pessoal e principalmente nos dias de hoje, quando surgem pregadores
como praga de gafanhoto.
II – DISCERNINDO
OS TEMPOS.
2.1 A
transitoriedade da vida.É muito interessante como o autor da lição interpreta o pensamento do escritor neste ponto. Caso Salomão, nesse período da sua vida, vivesse entre nós, o que diria ao ver tantas pessoas, roubando, matando e corrompendo-se pela vil riqueza, como se a vida tivesse mais valor que a dele, no seu tempo como rei.
Pela busca fácil de riquezas, o homem moderno, principalmente os nossos políticos, devem achar que encontraram a verdadeira razão de viver.
2.2 A eternidade de
Deus.
Neste ponto e
pela sua grandeza, o professor deve chamar a atenção dos alunos para que
entendam o contraste da vida humana com todos os seus conflitos, em relação ao
que Deus nos dá por concessão da sua graça. O contraste das gerações que
passaram por esta terra com uma única geração que Deus porá na nova terra
diante de um novo céu.
III – O TEMPO E
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS.
3.1 Na família.Leia o texto com seus alunos e procure tirar o máximo proveito dele, aplicando-o a vida presente, considerando que o foco da vida, voltou-se inteiramente para outras direções, abandonando o que é mais importante, à família, dádiva de Deus.
3.2 No trabalho.
É bem possível
que este ponto provoque polêmicas e é bem suscetível à isso, pois, na questão
do trabalho e conceito de mais valia, estão as nossas guerras, as lutas
sindicais ou de classes ao longo dos anos após o advento do processo industrial
e da tecnologia.O homem parece não conhecer outra coisa, senão, trabalho. Nada há socializado no sistema atual de produção: Trabalha-se muito para o conforto e o prazer.
IV –
ADMINISTRANDO O TEMPO.
4.1 Evitando a
falsa sabedoria e o hedonismo.Hedonismo = Doutrina moral em que a busca do prazer pessoal é a única preocupação.
Temos aqui, duas frentes pelas quais o homem se desgasta tanto: A frenética busca pelo conhecimento e a busca da felicidade pelo ganho.
No final de tudo, coroa de flores sobre o caixão e a célebre marcha fúnebre e até esta, tocada para poucos.
4.2 Evitando a
falsa prosperidade e o ativismo.
Recomendo a
leitura deste tópico com seus alunos, muito interessante.Tenho uma cliente com 92 anos de idade, um patrimônio de 4 milhões e só. Sem filhos, sem netos, sem familiares que encham de alegria uma casa, pelo menos nos finais de semana. Realmente, tudo é vaidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário