LIÇÃO 06 O
EXEMPLO PESSOAL NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS.
EBD para 10/11/2013.
Subsídio.PONTOS A ESTUDAR:
I – A IMPORTÂNCIA DIS LIMITES.
II – ENSINANDO ATRAVÉS DO EXEMPLO (VALORES).
III – EDUCAÇÃO INTEGRAL.
Em tempo: O texto
de Pv. 4:1-9 é simplesmente fantástico, perfeito e nos dá o entendimento do que
parece ser um segredo, como famílias conservam uma vida ilibada, Avôs, pais,
filhos e netos. A religião, no sentido
mais puro como meio de se encontrar Deus, tem um peso significativo na educação
e moral das famílias.
I – A IMPORTÂNCIA
DOS LIMITES.
1.1
Satisfazendo
necessidades, não vontades.O que é verdadeiro é incontestável, o que diria neste ponto aos meus alunos?
1) Nada que viesse a mudar este princípio que é verdadeiro!
2) Não deixaria de considerar o mundo real com suas nuanças considerando a ausência sentida por excesso de trabalho, quando satisfazer vontades, torna-se um “cala boca” para os filhos.
3) Não sabemos quantos pais, tem consciência dessa diferença entre necessidades e vontades e o que se põe como prioridade.
4) A sociedade acaba assumindo todos os riscos por aquilo que faz ou aceita, mas, a Palavra de Deus não muda.
1.2
Presença
versus Agressão.
Tendo criado
quatro e pela graça de Deus com bons resultados, até hoje não conheço a receita
de bem criar filhos, no sentido da vida diária de cada um. A vida é uma eterna
contradição de verdades.Muitas coisas precisam serem revistas.
Sempre que vejo tratar desse assunto, temos em mente a violência no tratamento; não me refiro a violência que leva à morte, mas, a entendida como suficiente para educar.
1) Violência nunca foi característica de boa educação.
2) Até as varas de provérbios podem ser substituídas como lições de exemplo moral ou como palavras de moralização.
3) Por vezes, preferiria que meu pai me batesse a passar aquele “sabão” que me fazia chorar.
4) Quem mais procura satisfazer as vontades são as mães como na mesmo proporção elas tem a capacidade de educar os filhos.
5) Penso que pai não educa filho; marca com presença e exemplo de vida moral. Pai tem a tendência de disciplinar dependendo das reclamações do dia.
Nessa questão, o autor trás a lembrança Pv. 7 e faz considerações pontuadas que precisam ser levadas em conta e lidas aos alunos.
1) Na fase da infância que vai dos
6 aos 14 anos de idade, a criança busca assimilar tudo o que ouve e vê, mas, de
forma empírica em casa, nas ruas e nas
escolas. A somatória disso tudo começará a ser digerida a partir dos 14 anos de
idade quando a criança começará a definir a sua própria identidade.
2) A melhor maneira de neutralizar
os efeitos nefastos da educação mundana é fortalecer os laços dentro de casa,
com verdades, com amor e com maior frequência, o estar juntos.
2.2 Ética do
Caráter.
O texto desse
ponto é curto, maravilhoso e convém ler com calma para os alunos, observando o
quanto absorvem do assunto proposto.Nos sentimos frustrados por perceber que a cada dia e considerando o crescimento da igreja, nos tornamos impotentes no sentido de corrigir o percurso de muitos crentes com a aplicação da Palavra do Senhor.
-Vivemos o tempo das subjetividades (forma de proteger os nossos interesses).
-O tempo de busca das vantagens pessoais a qualquer custo.
Que o Senhor nos ajude a vencer a nós mesmos para que nossos filhos nos vejam como exemplo de virtudes.
Um pastor que não investe principalmente nos jovens para que estes tenham um desenvolvimento sadio, deve andar com apenas uma perna.
Ensinar os jovens
é ensina-los a conhecer a Deus e a identificar os caminhos oferecidos pelo
mundo (sistema).
3.2
Desenvolvimento moral.
O autor fala de
três importantes elementos que são as bases da moral humana.JUSTIÇA – O DIREITO E A RETIDÃO.
Justiça não é somente dar a alguém o que lhe pertença é ser coerente em todos os seus julgamentos.
O DIREITO – Saber
que temos obrigações com a pátria e com a sociedade é o Direito das coisas
públicas, mas, também, o Direito das coisas espirituais cuja regra é a Bíblia
Sagrada.
RETIDÃO – Não seguir
os caminhos da impiedade por mais vantajoso que pareça.
O Governo cede a
pressão de grupos minoritários como o GLBT para incutir na mente das crianças
uma ideia distorcida dos valores familiares. Estamos atrasados, devemos atacar
o mal pregando a verdade da Palavra de Deus.
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