LIÇÃO 11 A FAMÍLIA
E A ESCOLA DOMINICAL.
EBD para 16.06.2013.
Subsídio.
PONTOS A ESTUDAR:
I – A ORIGEM DA
ESCOLA DOMINICAL.
II – FINALIDADES
DA ESCOLA DOMINICAL.
III – A ESCOLA
DOMINICAL FORTALECE A FAMÍLIA.
Em tempo: Penso
que esta é a primeira vez que a Lição Bíblica traz a luz, um estudo sobre a
atuação da Escola Bíblica Dominical. História, conceito, valores e importância
na vida das pessoas e famílias. Hoje, dispomos de excelentes institutos de
teologia, mas, nossa igreja assinalou o Brasil de ponta a ponta, não tendo sido
sua prioridade, a construção de escolas teológicas; as escolas bíblicas
dominicais tendo como instrumento, a Bíblia e as lições fornecidas pela Casa
Publicadora das Assembleias de Deus, tiveram e ainda tem, um papel
importante na área do ensino em nossa igreja. Quem teve o gosto de guardar todas as lições, vai
encontrar nelas, nomes de ilustres comentaristas, como o Miss. Eurico Bergsten,
Emilio Conde, João de Oliveira, Valdir Nunes Bícego e tantos outros que nos
brindaram com seus conhecimentos. Foi a nossa primeira escola bíblica e desejamos
que seja cada vez mais fortalecida,
sabendo da sua importância na vida das igrejas.
I – A ORIGEM DA
ESCOLA DOMINICAL.
1.1 Raízes
bíblicas da Escola Dominica.
Pelo que se
depreende da exposição do autor, entendemos que escola bíblica sempre existiu.
No Antigo Testamento, a referência são as instruções de Deus a Moisés e antes
disso? Bem! Pressupomos que antes da lei, as famílias como no caso de Noé, já
se reuniam para tratarem da existência de Deus e sua obra; isto é um princípio,
com a lei, vieram as ordenanças para que o conhecimento fosse firmado aos filhos e até
aos estrangeiros. Hoje, temos duas tarefas nas EBDs à primeira é dar
conhecimento de Deus e toda sua obra pelo antigo testamento e a segunda, falar
do seu filho, da obra da salvação e do arcabouço doutrinário.
A doutrina
bíblica não pode ser preterida em virtude dos ataques serem cada vez maiores
contra a causa do Senhor nos dias atuais.
1.2 A origem da
Escola Dominical.
O autor cita a
origem da EBD como a conhecemos, datado de 1780 e a razão parece coincidir com
os problemas de hoje; o abandono social.
Para que os
resultados sejam eficazes, as igrejas precisam valorizar o ambiente em que as
aulas são ministradas e dentro do possível, estarem adequadas. Dar aula no
corredor ou na porta do banheiro somente desmonta os interesses dos alunos e do
professor. Criar 8 ou 10 classes dentro de uma salão com menos de 150 m2 é um
outro drama.
A melhor saída quando
não há espaço é ministrar para os grupos em horários diferentes, se puderem.
1.3 O que é
Escola Dominical.
O autor define
muito bem, o que é a EBD. Quero acrescentar que não há reunião mais própria de
se acompanhar a situação de cada membro da igreja aluno e principalmente as
crianças pelas necessidades e isso, lamentavelmente, não se faz; muitos acham mais fácil ficar criticando o pastor por ignorar o dever da mordomia cristã. O professor deve contribuir
para a formação espiritual, mas, também, pela formação social delas, ajudando-as nas necessidades de alimentação, roupas e outras carências. Falamos muito e
agimos pouco.
II – FINALIDADES
DA ESCOLA DOMINICAL.
2.1 Auxiliar no
ensino das Escrituras.
A vantagem da
escola dominical sobre as escolas teológicas.
O aluno fica toda
a vida na EBD, aprende a conhecer a Deus e a sua palavra de forma sistemática e
não vira inimigo da verdade.
Aluno de escola
teológica, respeitadas exceções, saem de lá se achando os donos da verdade e debatendo
nas redes sociais assuntos que demonstram não ter o conhecimento necessário
para tal.
A Escola
Dominical tanto quanto as Escolas Teológicas dão aos alunos conhecimentos que
muitas vezes, no púlpito da igreja em cultos ordinários, não se consegue transmitir.
No púlpito, nos cultos regulares, dá-se aos alunos, aquilo que as escolas sob
qualquer título, não pode dar aos alunos. Escolas e púlpitos se completam.
2.2 Auxiliar na
evangelização.
A EBD tem ferramentas
eficazes para evangelizar. A presença dos alunos, o ensino e os meios de
promover todo tipo de assistência.
2.3 Auxiliar no
discipulado.
A importância de
se ter classe discipulado é concentrar atenção sobre aqueles que iniciam sua
jornada, todavia, o professor precisar ser atento a quem está presente na
classe e facilitar-lhe o entendimento das escrituras.
III – A ESCOLA
DOMINICAL FORTALECE A FAMÍLIA.
3.1 As crianças
são bem instruídas.
Leia o argumento
do autor e entenda o quanto é importante que o pastor, ao designar uma moça ou
senhora para classe infantil, deva ter conhecimento da sua maturidade. Entregar
as crianças a professoras sem qualquer formação, seja moral, intelectual ou de
boa qualidade espiritual, sem extremismos, resultará em prejuízo no desenvolvimento
infantil. Não se entrega uma classe infantil a uma mocinha só porque é bonitinha
e falante para segurar as crianças.
3.2 A juventude é
prevenida contra o pecado.
Eis outra área
que exige muito cuidado na escolha do professor. O professor ou professora,
precisa ser muito bem escolhido, pessoa equilibrada e de um bom saber. Descobri
que os jovens, são sim, questionadores, não se deve subestima-los, mas, tem
muitos jovens e penso que a maioria, recebe tudo como verdade e cabe ao
professor ensinar-lhes com equilíbrio não apenas conceitos bíblicos de moral e
ética, mas, das questões sociais que mais os afligem.
3.3 Os adultos
frutificam.
O professor
precisa ficar atento na classe de irmãos adultos, pois nem todos tem a mesma
compreensão principalmente os novos convertidos. Promover tarefas que os despertem à leitura da Bíblia é uma boa oportunidade.
Leitura da Bíblia
– Há irmãos que ficam a vida toda lendo a Bíblia de Genesis à Apocalipse e
muitos cooperadores gostam de publicar as dezenas de vezes que a tem lido. Não posso dizer qual seja a forma mais
correta de ler, mas, a maneira com que sempre li e nunca me arrependi, mesmo
sem poder dizer ao longo de 46 anos de vida cristã, quantas vezes li a Bíblia
toda, foi pela escolha de livros, todos. Estudar a Bíblia por tema dos assuntos é uma grande proposta.
Desejo muito que
os professores assumam suas classes, mas, também assumam seus alunos, amando,
acompanhando e suprindo para não ficar no campo da teoria. Não basta cobrar; é preciso dar-se para obtenção de melhores resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário