Tradução deste blog

sábado, 6 de junho de 2015

EBD.LÇ.10 JESUS E O DINHEIRO

EBD – SUBSÍDIO - LIÇÃO PARA O DIA 07/06/2015
PONTOS A ESTUDAR:
I – O DINHEIRO, BENS E POSSES NAS PERSPECTIVAS SECULAR E CRISTÃ.
II – DINHEIRO, BENS E POSSES NO JUDAÍSMO DO TEMPO DE JESUS.
III – DINHEIRO, BENS E POSSES NOS ENSINOS DE JESUS.
IV – DINHEIRO, BENS E POSSES NA MORDOMIA CRISTÃ.
  


I – O DINHEIRO, BENS E POSSES NAS PERSPECTIVAS SECULAR E CRISTÃ.

1.1 Perspectiva secular.

Secularismo é entre outras definições, a visão materialista que exclui as coisas espirituais, onde o interesse pelo bem estar prevalece sobre qualquer outro. Tudo é bom desde que não percamos o conforto nem as posses.

A questão da valorização de quem tem posse tem sido como uma praga em nosso meio pelo que costumei chamar de “pedigree”. Se tens, fica conosco, tem honras e se não tens, danou-se.

Não é bom colocar o coração nas riquezas isto é bíblico.

1.2 Perspectiva cristã.

Sempre houve muita ortodoxia na visão cristã sobre dinheiro ou recursos de quaisquer naturezas.

Na minha primeira fase na igreja, (18 anos) aprendi que não devia ter ambição e isto foi um entrave para o meu desenvolvimento, vivendo o primeiro amor quando tudo que vem do púlpito é cristalino e verdadeiro.

Hoje, ensino os jovens que é saudável ter ambição, ambição controlada pelos limites do domínio próprio, estudar e desejar ter uma boa posição na sociedade não é pecado.

A única recomendação bíblica a respeito de forma direta: “Não ambicioneis coisas altas...”  Rm 12:16.



II DINHEIRO, BENS E POSSES NO JUDAÍSMO DO TEMPO DE JESUS.

2.1 Ricos e pobres.

“... porque os pobres, sempre tendes convosco...”  Jo.12:8

“Não roubes ao pobre, porque é pobre, nem atropeles na porta o aflito” Pv. 22:22.

O pobre não deixa de ser sábio, inteligente ou capaz por que é pobre; ser pobre é em muitos casos,  não desfrutar de oportunidade para sair da pobreza.

Esdras e Neemias souberam lidar com isso quando do retorno do cativeiro.

Há ricos estúpidos que vivem da herança dos pais.

2.2 Generosidade e prosperidade.

Não posso fugir muito da questão, pois, o que temos em mãos e o que é real é a convivência de pessoas em boas e ótimas condições financeiras contra aqueles que trabalham para manter o pão na mesa dentro das nossas igrejas.

Tudo em nossa vida decorre da bênção de Deus e não gosto de usar o termo “bênção” para quem adquire bens e valores, pois, passa-se a impressão de que os que não conseguem essas conquistas não são abençoados.

A maldição da doutrina da prosperidade foram dos parâmetros bíblicos, subjuga muitos na ignorância.


III – DINHEIRO, BENS E POSSES NOS ENSINOS DE JESUS.

3.1  Jesus alertou sobre os perigos da riqueza.

Tenho para mim que ser rico ou adquirir riqueza nem sempre está sob a bandeira da bênção de Deus e sim das oportunidades, caso contrário teríamos que garantir que todos os homens ricos do mundo são ou estão abençoados.

Há riquezas e oportunidades que decorrem de um verdadeiro milagre de Deus e nós como cristãos, reconhecemos que todo bem, vem de Deus para nós, mesmo aqueles em que filhos desenvolvem melhores aptidões por terem sido sustentados pelos pais em ótimas universidades, são também, herança do Senhor e que seja sempre assim.

Para mim, há três grandes perigos com o enriquecimento; trocar de mulher de preferência mais nova,  humilhar quem não tem e querer as melhores posições na igreja por conta do alto dízimo.

3.2 Jesus ensinou a confiança em Deus.

Não há qualquer texto bíblico que condene a obtenção da riqueza, mas, condena o mau uso e a exploração dos mais fracos.

Jesus deixou muito claro o perigo da riqueza para corações e almas ambiciosas.

Abraão foi um grande legado para nós em termos de enriquecimento sob a mais absoluta obediência aos conselhos divinos. Não temos em Abraão um homem explorador do trabalhador nem ganancioso.

Muitos líderes fracassam por desprezar os pobres no cotidiano; conheço isso de perto e foi um grande problema resolvido na igreja dos primeiros dias.

4.1 Avaliando a intenção do coração.

A leitura deste tópico escrita pelo autor, deixa muito claro a maneira como devemos administrar os bens que possuímos e feliz o homem que se deixa controlar pelo Espírito de Deus.

4.2 Entesourando no céu.

A palavra “mordomo” é a que melhor orienta nossas atitudes em relação a ter posses. Não devemos sob qualquer hipótese, sob pena de fracasso espiritual, achar que somos donos da riqueza e também, distribuir aos pobres como Jesus propôs ao jovem rico, não tinha a intenção de mostrar que dando todos os bens, teremos uma porta aberta no céu, visto que, a salvação é pela graça.

Sempre realizei muitos funerais, mas, com a morte do meu irmão em maio próximo passado, lembrando toda sua história de vida e o corpo no caixão, pesou mais em minhas reflexões sobre o que somos nesta vida para deduzir que nada somos de verdade.  Tudo se vai como um sonho, assim está na Bíblia Sagrada.


Acumulemos tesouros no céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores