LIÇÃO PARA O DIA
17/08/2014
PONTOS A ESTUDAR:
I – DIANTE DO
NECESSITADO, A FÉ SEM OBRAS É MORTA.
II – EXEMPLO
VETEROTESTAMENTÁRIOS DE FÉ COM OBRAS.
III – A METÁFORA DO
CORPO SEM O ESPÍRITO PARA EXEMPLIFICAR A FÉ SEM OBRAS.
PROPOSTAS DA
INTRODUÇÃO:
“A fé não é uma fuga da
realidade”. Pensamento importante considerando que muitos têm usado a fé como
argumento para viver um mundo de fantasias e causado muitos danos a seara do
mestre e aos próximos.
“A fé e a obra são
complementares”.
I – DIANTE DO
NECESSITADO, A FÉ SEM OBRAS É MORTA.
1.1. Fé e obras.
O autor faz alusão aos
postulados de Paulo no tocante à fé e obras para desarmar os que pretendam usar
argumentos legalistas para justificar a razão da fé enquanto Tiago harmoniza a
fé com as obras tendo estas como fruto do arrependimento cujo exercício
fortalece ainda mais a fé no coração do crente.
Indiscutivelmente,
tudo o que precisa para a salvação, Cristo aperfeiçoou na sua morte, agora,
precisamos de atitudes que o glorifique ainda mais, em nossas vidas.
1.2 O cristão e a caridade.
O professor pode ler
este tópico para seus alunos ou apenas citar a sua importância em todo o
contexto da lição, encerrando com uma pergunta: O que tem sido feito em relação
a ajudar o necessitado?
Mostrar-lhes
importantes textos que tratam dessa responsabilidade cuja falta pode
comprometer a salvação por viver-se uma fé sem vida de fé.
Pv. 21:13 “O que tapa
o seu ouvido ao clamor do pobre, clamará e não será ouvido.”. – E não será ouvido.
1.3 A “morte” da fé.
- Segundo o autor: “A concepção de fé apresentada em Tiago é a
confiança em Deus...”.
Essa confiança em Deus
se projeta em nossa ação no sentido de alcançar o próximo, principalmente os
mais necessitados. Como podemos afirmar que temos fé em Deus desprezando o
semelhante? Lamentavelmente, parece que nunca fomos ensinados a servir e não
falo da “teoria do serviço cristão”.
II – EXEMPLO
VETEROTESTAMENTÁRIOS DE FÉ COM OBRAS.
2.1 Não basta “crer”.
Consideremos a
importância do enunciado do autor no tocante a crença comum em Deus.
Crença comum em Deus é
a crença popular ou resultado das nossas tradições religiosas, sem qualquer
compromisso com Deus nos termos dos testamentos deixados como herança escriturística
da sua expressa vontade.
2.2 Abraão.
Nem precisa gastar
muito tempo contanto em aula, toda trajetória do patriarca, até o Monte Moriá.
Falar da importância da fé do patriarca de Israel que é o maior exemplo de
entrega a Deus, independente do quanto pareça difícil para nós.
Quero chamar a atenção
para as palavras do Senhor após Abraão ter provado que não haveria obstáculos para
a verdadeira adoração: “Agora sei que tu temes a Deus e não me negastes o teu
único filho.”. Gn.22:12.
2.3 Raabe.
Raabe se sobressai
tanto quanto Abraão por sua fé atuante em favor dos espias de israel o que
denota, fé em Deus, da maneira como Deus aprecia nos seus.
Observe-se que a
justificação de Raabe e de Abraão não é referida por Tiago como sendo, as obras
pelas obras, mas, a fé mediante as obras o que muda o completo e perfeito
sentido.
Que seja assim
conosco; façamos para que o mundo veja o significado da nossa fé em Cristo.
III – A METÁFORA DO
CORPO SEM O ESPÍRITO PARA EXEMPLIFICAR A FÉ SEM OBRAS.
3.1 Uma analogia do
corpo sem espírito.
Confesso que apreciei
a expressão do autor quando fala: “...um corpo vivo sem o espírito e a alma.”. corpo + espírito e alma, somente para lembrar
a confusão que muitos fazem desses dois elementos com naturezas independentes,
mas, um quanto ao valor da natureza espiritual do homem. Assim entendemos no
mesmo texto, a citação: “...um corpo alma em sociedade”.
Assim, como um corpo
não vive sem a natureza espiritual, alma e espírito, a fé sem as obras é morta.
Este assunto devia ser
levado mais a sério por nossas igrejas para o bem da membresia.
3.2 Da mesma maneira: fé sem obras é morta.
Espera-se que os
professores controlem os ânimos, pois, todos gostam de falar sobre o assunto.
Vamos aos fatos,
finalizando:
a) Os trabalhos
sociais de uma mega igreja substitui o trabalho formiga dos crentes?
b) Os trabalhos
sociais de uma mega igreja atendem os lamentos de muitos crentes necessitados
dentro das igrejas?
Minha análise pessoal.
As chamadas mega
igrejas pelo poder econômico que possuem, via de regra, apresentam um serviço
social, investindo uma insignificante parcela do que detém com vistas a mostrar
que fazem acontecer, penso muito e não consigo me convencer do contrário.
De outro lado, os
crentes fazem suas contribuições e salvo, honrosas exceções, cruzam os braços
achando que a igreja já cumpre o papel social.
Penso que essa
característica de igreja institucional tem abandonado o ensino bíblico da carta
de Tiago e assim, temos uma geração de crentes apáticos quanto os deveres de
fazer movimentar a fé mediante as obras.
Abramos os olhos enquanto
é tempo.
Você acha que o trabalho social das mega igrejas podem substituir o trabalho formiga, o trabalho social que cada crente deve fazer? O que acontece se um crente vai ano após ano a igreja para adoração e omite-se diante do dever de acompanhar e ajudar os mais necessitados da sua igreja? Precisa responder isto à luz da carta de Tiago.
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