Tradução deste blog

sábado, 12 de julho de 2014

EBD LC.2 O PROPÓSITO DA TENTAÇÃO.

EBD – LIÇÃO PARA O DIA 13/07/2014
PONTOS A ESTUDAR:
I – O FORTALECIMENTO PRODUZIDO PELAS TENTAÇÕES.
II – A ORIGEM DAS TENTAÇÕES.
III – O PROPÓSITO DAS TENTAÇÕES.



EM TEMPO: Deus a ninguém tenta nem pode ser tentado pelo mal, assim, nunca podemos dizer que Deus nos enviou esta ou aquela tentação. Tg.1:13.

I – O FORTALECIMENTO PRODUZIDO PELAS TENTAÇÕES.

1.1 O que é tentação.

Tentado não cedas, ceder é pecar, melhor e mais nobre será triunfar (75 da HC ).

a) Tentação é o que vem como forma de fazer-nos afrontar a santidade de Deus ou afastar-nos de princípios que aprendemos a cultivar com a Bíblia Sagrada.
 b) Tentação é tudo que nos induz a cair em contradição com respeito à verdade que defendemos e que queremos validar pela nossa vida, a  Palavra pregada ou aqueles ensinos dados a igreja.
c) Tentação é toda prova que vem para confrontar a nossa fé e confiança em Deus.

1.2 Fortalecimento após a tentação.

Quanto mais fogo, mais pureza do ouro; quanto mais prova mais vida aperfeiçoada para servir a Deus.

O fato de Jesus ter sido conduzindo ao deserto para ser tentado pelo diabo nos ensina de maneira firme que Deus não nos livra da tentação.

Deus espera que tenhamos forças para suportar a tentação e que permaneçamos firmes no propósito de bem servi-lo; nisto consiste a nossa vitória.

1.3 Felicidade pela tentação.

a) Não devemos nos deixar abater pelas tentações, notadamente aquelas que buscam minar as nossas forças e demover o nosso ideal de vida cristã exemplar.

b) Com relação as tentações que tentam nos derrubar moralmente, em relação a estas, não sentimos qualquer felicidade, salvo, quando a deixamos para trás e saímos ilesos.

II – A ORIGEM DAS TENTAÇÕES.

2.1 A tentação é humana.

Mesmo que venha da serpente, ela continua sendo humana. Satanás fechou o cerco criando meios para seduzir o homem em todas as áreas da vida. Penso que a maior tentação que temos hoje, se projeta no interesse de “TER” como no interesse de “SER”.

Pessoas que vivem nos grandes centros urbanos têm mais oportunidades de passarem por tentações do que aquelas que vivem semi isoladas no campo?

Nenhum ser humano vive sem provar a tentação sob as mais variadas formas.

2.2 Atração pela própria concupiscência.

Quando o apóstolo Paulo declarou que nele não existia bem algum, isto é, na sua carne, agradecemos pela sinceridade com que mostra que está sujeito às fraquezas, diferente dos que hoje se postam acima de qualquer adversidade. Rm. 7:18-24.



Podemos afirmar que temos um lado bom e outro ruim, próprios da natureza humana? Todos nós temos desejos, em algum momento da vida, vamos pelejar contra nós mesmos, para resistirmos às tentações.

2.3 Deus nos fortalece na tentação.

Já dissemos que Deus não nos livra das tentações? Agora podemos dizer que Deus nos livra nas tentações.

O maior segredo para sairmos vitoriosos nas tentações é pedir a manutenção da constante presença do Senhor pelo seu Espírito. Satanás não tem medo de nós, mas, de quem está em nós.


III – O PROPÓSITO DAS TENTAÇÕES.

3.1 Para provar a nossa fé.

A bem da verdade, ninguém gosta de passar provas ou ser tentado, mas, elas existem estando com Deus ou não.

A diferença é que estando com Deus, temos a certeza da vitória e também, as nossas provas sempre envolvem os nossos interesses em relação ao Reino que está preparado para todos os que amam a vinda do Senhor.

3.2 Produzir paciência.

A prova da nossa fé é muito mais preciosa do que o ouro que perece.
As muitas provas nos confirmam diante de Deus e dos homens.
A paciência é uma grande virtude, nos permite agir com sobriedade diante das provas.

3.3 Chegar à perfeição.

Estando no corpo, estamos longe da perfeição, todavia, quando aprendemos a dominar a nossa natureza, nos sobressaímos dos demais que reagem de maneira grosseira diante das provas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores