Tradução deste blog

sábado, 24 de março de 2018

EXORTAÇÕES FINAIS EM HEBREUS 12. LÇ.12 EBD 25/03/2018

EBD LÇ. 12  25/03/2018 “EXORTAÇÕES FINAIS NA GRANDE MARATONA DA FÉ”.


O que escrevo com base nos textos da lição, representa o meu pensamento e o que posso extrair para o ensino na Escola Bíblica Dominical,  lembrando que os alunos não são estudantes de Teologia, mas precisam usufruir de um bom e seguro ensinamento.  Eles funcionam como polinizadores;  sim, eles dão fruto para o Reino de Deus.


PONTOS:
I – A CORRIDA PROPOSTA.
II – CORREDORES BEM TREINADOS.
III – A CORRIDA FINAL, EXORTAÇÕES FINAIS.


A verdadeira adoração  fala com os olhos e com um belo sorriso nos lábios de tal maneira que contagie positivamente quem está por perto


 

 I – A CORRIDA PROPOSTA.      

1.1 O exemplo dos antigos.

“Nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas...”.
                                          
Ao longo dos anos, aplicamos esse texto para explicar à igreja os cuidados que deveríamos ter com nossas vidas, pois o bom testemunho deve valer para não escandalizar os santos e também nos tornar “incólumes” (intocados) por aqueles que nos espiam para ter de que nos acusar de alguma coisa, escandalizando o Reino de Deus.

“Deixemos todo embaraço...”.


1.2 O exemplo de Jesus.

Neste ponto, o comentarista chama a atenção para os problemas da igreja do primeiro século, ou melhor, nos seus primeiros anos de vida, pois o peso judaizante com a rigidez cerimonial, não era fácil migrar para um novo conceito de vida, baseado em que? Nesse momento, formava-se a nova doutrina a que chamamos de doutrina bíblica com os ensinos apostólicos.

Olhar para Jesus  naquele tempo como hoje é fundamental para quem quer viver  o “caminho” sem comprometer a fé pois as heresias de um lado e os ataques insensatos de outro, acabam causando mal estar e afastando pessoas.

Enquanto escrevo, acabo de receber um áudio em que um cidadão com aquele conhecido “cario         quês” atira para todos os lados  tornando a coisa ainda muito pior quando fala que a igreja brasileira está afundada. Respondi para quem me mandou que se fosse um bom ensino apologético seria bem melhor.


1.3 O exemplo da igreja.

Achei rico este comentário da lição,  pois nos mostra que os sofrimentos são pedagógicos e nos ensinam a viver com mais firmeza nos caminhos do Senhor e a Bíblia, no sentido de mostrar que o evangelho não propõe uma vida de facilidades como muitos querem fazer parecer,  que temos a palavra do poder para mudar todos os momentos ruins da nossa vida, mostra a realidade da vida cristã. Montanhas e vales.

Pelo fato de nos esforçarmos em viver a verdade e na Verdade, não somos bem acolhidos e isto já não acontece somente no mundo, por vezes dentro da própria igreja secular, pagamos um alto preço quando nos firmamos na verdade e não abrimos mão dela.

II – CORREDORES BEM TREINADOS.

2.1 Respeitam limites.

Com relação ao pensamento de “certo autor” citado pelo comentarista que ele, considera a santificação conforme usada na epístola, “que é principalmente um termo ritual”, prefiro dizer que é um termo comportamental.

A santificação conforme vista em Hebreus  12:14 “segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” é um comportamento que exige respeito aos limites, tanto do homem que se propõe ao processo quanto deste em relação aos ensinos bíblicos e o próximo.

Há quem exceda nas suas propostas, causando problemas a si aos familiares e aos que vivem por perto, pois os tais, não se conformam em viver suas vidas, querem exigir que outros sigam seus entendimentos.

Cada um tem o seu próprio limite. O que não pode é andar à margem da verdade bíblica.


2.2 Mantém a mente limpa.

O comentarista refere-se a Hebreus 12:15 Tendo   cuidado   de   que   ninguém se  prive  da  graça  de  Deus,  e  de  que  nenhuma  raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.”.

Sempre usamos o termo “coração” quando queremos dizer que algo está armazenado e precisa ser dissipado com rapidez, para não causar danos. Nada pior que conserva a mente sobrecarregada com problemas que atrasam a carreira e ainda cause danos a pessoas que estão fora do cenário dos nossos problemas. Sempre queremos encontrar alguém que ouça nossas reclamações ou lamúrias.

Lamúrias =  Lamentação interminável que nada constrói, lamento interminável.


2.3 Valorizam as coisas espirituais.


Hb.12:16 “(...) ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura.”. Esaú (Gn.25:29-34)  é o personagem da bíblia que mais se destaca para mostrar o exemplo de quem não valoriza a vida espiritual.



III – A CORRIDA E EXORTAÇÕES FINAIS.


3.1 Valorizar a liderança.

Valorizar a liderança é a compreensão que tiramos de Hb.15:17 “(...) obedecei aos vossos pastores...”.

A situação está tão difícil nos nossos dias que em muitas ocasiões, um não se dá ao respeito por conta de arbitrariedades cometidas e outros, por endurecimento de coração não respeitam mesmo.

E necessário que quem se proponha a servir no ministério, entenda que é uma vida de renúncias e menos privilégios.

O único privilégio que temos em servir no ministério é que fomos chamados para uma posição de honra entre os fieis e que devemos nos conduzir de tal maneira que o respeito seja uma palavra de ordem para ser cumprida com amor.

3.2 Valorizar a doutrina.

(Hb. 13:9) “Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram.”.

O comentador explica  bem que alimento no texto em questão aponta para questões de ordem material e certamente no tempo, preocupava-se o autor com tudo o que tinha mero caráter ritualístico.

Com relação a doutrina, mais uma vez recomendo o livro “Declarção de fé das Assembleias de Deus” da CPAD que apresenta ponto a ponto as doutrinas fundamentais necessárias.



3.3 Valorizar a adoração.

Recomendo  leitura em classe deste tópico em que o autor fala de adoração como não tendo qualquer relação com o sacrifício levítico.

Hb. 13:15 fala de “sacrifício de louvor”  que para muitos pode ser o canto de um hino ou canção, mas para nós, louvar e adorar vem da manifestação alegre de uma alma arrependida que não cansa de louvar dizendo: O Senhor é bom, pois me salvou...” fala isto com os olhos e com um belo sorriso nos lábios de tal maneira que contagie positivamente quem está por perto.

No tocante aos cultos o apóstolo Paulo dá uma preciosa receita encontrada em sua carta aos Coríntios 14:26.

“Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.”.

Há quem pregue como há quem cante sem o mínimo convencimento de que esteja de fato adorando o Senhor.



                          --- ----------------ooooo---------------------------- 

Peço desculpas pela falta da lição de número 11 que coincidentemente estuda o capitulo 11 de Hebreus acerca da fé e dos heróis da fé.  

Aos Irmãos coordenadores de EBDs:  Não torne a lição, um caderno inútil, fazendo valer os seus argumentos, um estudo à parte desta ferramenta. Recebo muitas reclamações de irmãos frustrados por conta disso. Há quem crie argumentos, tão à parte, que inutiliza até o tema proposto para estudo.

Caro professor, presenteie seus alunos com  a “Declaração de Fé das Assembleias de Deus”. É um material barato e seus alunos irão mostrar gratidão pelo gesto.


                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores