EBD – SUBSÍDIO - LIÇÃO PARA O DIA 08/02/2015
PONTOS A ESTUDAR:
I – O SÁBADO DA CRIAÇÃO.
II – O SÁBADO INSTITUCIONAL.
III – O SÁBADO LEGAL.
IV – UM PRECEITO CERIMONIAL.
V – O SENHOR DO SÁBADO.
DESCANSAR É PRECISO
PROPOSTAS DA INTRODUÇÃO: Nunca aceite ou
perca tempo com discussões que queiram imprimir ao sábado, um dever legal a ser
obedecido por todos os povos.
I – O SÁBADO DA
CRIAÇÃO.
1.1 O shabat.
Há duas questões bíblicas com as quais, pessoas inconstantes vivem se
debatendo sem que isto seja necessário; o dízimo e o sábado. O primeiro já
existia antes da lei – Abraão já conhecia o assunto – e a questão do sábado que
ao descansar no sétimo dia, Deus passa a lição da necessidade do repouso após o
trabalho.
1.2 Deus concluiu a
criação no dia sétimo.
E havendo Deus acabado no sétimo dia a obra
que fizera, descansou no sétimo dia de toda obra que fizera. Gn.2.2.
O autor está certo ao dizer que esse
descanso não se trata de ociosidade da parte de Deus.
As vezes usamos – pelo menos, já usei – quando terminamos uma tarefa árdua e
longa; dizemos: Uffa! Dessa estou descansado; não significando que deixemos de
fazer outras.
1.3 A bênção de Deus
sobre o sétimo dia.
JESUS também reconheceu a necessidade do
descanso ao convidar os discípulos para repousar; é a necessidade do corpo
independente de qualquer diploma legal. Mc.
6:31.
II O SÁBADO
INSTITUCIONAL.
2.1 Desde a criação.
O autor chama “sábado institucional” por
ter sido instituído pelo próprio Deus, todavia, é pura questão de ordem das
palavras e das coisas.
Devemos nos lembrar de que tudo quanto
Deus fez até o descanso e mais tarde a lei, tinha mais de questão moral e
regulação da ordem das coisas do que um imperativo, exceto, a obrigação de
guardar a sua palavra ou mandamentos. Para Abrão ele disse: “Eu sou o Deus
Todo-poderoso, anda em minha presença e sê perfeito”. Gn.17:1.
2.2 Não era
mandamento.
Não dá para ser entendido como um
imperativo de Deus que todo homem
deveria parar no sábado, daí, validar-se-ia qualquer outro dia para o repouso.
Para esta dispensação, temos leis que
regulam o descanso; a consolidação das
leis do trabalho a qual, devemos obedecer e estabelece um dia de descanso
remunerado.
2.3 Os Patriarcas
não guardaram o sábado.
Este ponto dispensa comentários extras, por si, mostra que a relação dos patriarcas
com Deus não sofreu qualquer arranhão por conta do sábado.
Se alguém insistir que foi antes da lei,
basta faze-lo compreender que Deus sempre foi o mesmo e se o sábado tivesse
importância vital, começaria com eles, os patriarcas.
III – O SÁBADO
LEGAL.
3.1 Significado.
Como o sábado, há muitas outras ordenanças
que só dizem respeito ao povo judeu e um judeu convertido a Cristo, já não leva
em conta a questão sabática.
3.2 O sábado do
Decálogo.
”Lembra-te do sábado para o santificar”.
Israel devia ter em mente que o sábado era
um dia de repouso e adoração.
Temos que nos lembrar do nosso dia de
repouso e adoração evitando outra ocupação, salvo, quem trabalha em serviços
essenciais.
3.3 Propósito.
Segundo o autor, o propósito era duplo.
Social em relação ao trabalho em si e espiritual, algo que jamais deveriam
esquecer e esquecera.
IV – UM PRECEITO
CERIMONIAL.
4.1 o sacerdote no
Templo.
Jesus chamou a atenção dos sacerdotes,
visto que estes deviam dar o exemplo e não cumpriam o dever moral nem com Deus
nem com o povo.
Mt. 12:5.
4.2 A circuncisão no
sábado.
O autor traz à lembrança a questão da
circuncisão que deveria ser executada no oitavo dia do nascimento da criança e
assim, deveria ser feita no sábado declarando o seu valor cerimonial. O autor
cita Jo 7:22 que deve ser lido para os alunos, a reprimenda dada pelo Senhor ao
seu povo.
V – O SENHOR DO
SÁBADO.
5.1 O sábado e a
tradição dos anciãos.
As tradições tem sido um emperramento para
o crescimento espiritual de muitos que vivem presos à letra. Há no texto,
vários versículos citados em que Jesus põe a necessidade do homem, acima do
sábado.
5.2 Jesus é o Senhor
do sábado.
Jesus é o Senhor do sábado e aqui, temos
não uma contra ordem à lei, mas, a maior
declaração de amor vinda da parte de Deus pelo seu filho Jesus Cristo.
“O sábado foi feito por causa do homem e não
o homem por causa do sábado”. Mc. 2:27 isto significa a importância dada pelo
Senhor com relação ao sábado.
5.3 Dia do culto
cristão.
A lei foi dada por Moisés, mas, a graça e
a verdade vieram por Jesus. Jo 1:17, assim, cultuamos o Senhor em todo momento
e coletivamente aos domingos com a sua igreja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário