Tradução deste blog

sábado, 12 de maio de 2018

ÉTICA CRISTÃ E DOAÇÃO DE ÓRGÃOS - EBD LÇ. 07 15/05/2018

EBD LÇ. 07 15/05/2018  ”ÉTICA CRISTà E DOAÇÃO DE ÓRGÃOS.

O que escrevo com base nos textos da lição, representa o meu pensamento e o que posso extrair para o ensino na Escola Bíblica Dominical,  lembrando que os alunos não são estudantes de Teologia, mas precisam usufruir de um bom e seguro ensinamento.  Eles funcionam como polinizadores;  sim, eles dão fruto para o Reino de Deus.


PONTOS:
I – DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: CONCEITO GERAL.
II – EXEMPLOS DE DOAÇÃO NA BÍBLIA.
III –  DOAR ÓRGÃOS É UM ATO DE AMOR.

                  Ninguém vai ressuscitar faltando o órgão doado (ICo.5:43).


   
I – DOAÇÃO DE ÓRGÃOS – CONCEITO GERAL.

1.1 Definição de transplante.

Para quem usa a lição sob qualquer condição, o texto está muito claro para quem leciona dispensando comentários, todavia comento por conta de quem não frequenta ou  usa nossa lição.

Forma de salvar vidas através do transplante ou troca de órgãos doentes como coração, fígado, pâncreas, rins, pulmões tecidos e outros. Há notação no documento de identidade de pessoas que se dispõe a doar seus órgãos em casos de morte por acidentes, principalmente.

A doação é legitimada pelo bom senso e não se caracteriza por afrontas a Deus.

Condenou-se o transplante de células-tronco embrionárias pela possibilidade de se interromper a vida pelo aborto. A medicina faz o transplante de célula-tronco adulta de forma consciente e autorizada pelo doador sem prejuízos à saúde do mesmo.


1.2 O conceito de doação na Bíblia.

É normal que os cristãos diante de questões complexas como a doação de órgãos, logo queira encontrar na bíblia, um texto que ampare decisões a respeito e quando não encontra, elabora pensamentos construindo as próprias razões de como vê e interpreta.

 Do ponto de vista moral, nenhum personagem da bíblia e falemos somente dos apóstolos, poderiam supor que este tempo chegaria não fosse pela revelação de Deus que tem todas essas questões diante de si, mas tal revelação não aconteceu.

O autor da lição toma textos bíblicos que tratam de pessoas que se doaram em benefício de outras, todavia essas doações apontavam para bens materiais, assim veja que doar um órgão do corpo humano é algo mais sério.

Tenho um sobrinho que recebeu córnea e mantém contato com a família do doador. Não se pode esquecer a gratidão.

1.3 A doação de si mesmo: Pertencemos a Deus.

Neste tópico, o autor da lição nos leva a refletir que sendo propriedade de Deus, devemos a ele nos doar integralmente e cita o Salmo 116:12, Lc 9:23 entre outros que trata da renúncia.

Os textos apresentam pela responsabilidade cristã o dever de reconhecer que somos do Senhor e por conta disso, fazemos a doação de cada parte do nosso corpo para Deus.

Espírito, alma e corpo  (ITs.5:23).



II – EXEMPLOS DE DOAÇÃO NA BÍBLIA.

2.1 O exemplo dos gálatas.

“(Gl. 4:14-15) E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo; qual é, logo, a vossa bem-aventurança? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, arrancaríeis os vossos olhos, e mos daríeis.”.

O texto acima citado pelo autor, não parece sugerir a doação de órgãos, salvo o reconhecimento do grande amor e carinho que tinham por ele, na presumida enfermidade nos olhos que era para Paulo, um espinho na carne(?). Essa doença devia colocar o apóstolo sob frequente constrangimento.
  
Se não sugere pelo menos, mostra como o cristão está  sempre pronto a  doar. 
  
Deus seja louvado.

2.3 A doação suprema de Cristo.

O autor aponta para Cristo que pela morte vicária, demonstrou  o maior e incontestável amor em doar-se pelos homens.

O leitor pode achar que o autor usa textos que não exprimem o gesto de “doar” e, portanto, não há base bíblica para a doação de órgãos. Sem pressa, vamos compreender que mais do que qualquer outro povo, somos impelidos a doar em favor das vidas.  

Crente que pouco dá, pouco recebe.


III – DOAR ÓRGÃOS É UM ATO DE AMOR.


3.1 O princípio da empatia e da solidariedade.

(Mt. 7:12) Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.

O texto acima é muito esquecido na vida diária de muitos cristãos.

O autor explica que empatia pode ser definida como a capacidade de sentir o que a outra pessoa sente e solidariedade implica em apoiar e ajudar o próximo.

Ajudar e apoiar visando apenas fortalecer os laços de amizade ou alguma forma de retribuição não tem amparo bíblico.


3.2 O principio do verdadeiro amor.

Declara o autor mais diretamente que doar órgãos para salvar outras vidas é um sublime ato de amor.

O primeiro transplante de coração no Brasil se deu com um irmão que congregava em nosso setor e visitava as nossas igrejas, contando o que isto representava para ele.

Não temos no  Brasil uma cultura firmada em doar órgãos e nem atribuímos essa falta a questão religiosa ou de entendimento bíblico doutrinário, mas acredito que em parte, a falta de informação a respeito quer seja na igreja ou fora dela.

Os casos de questão religiosa mais conhecidos está no entendimento das Testemunhas de Jeová que proíbem a simples transfusão de sangue por erro de interpretação de textos bíblicos a exemplo de Levíticos 17:14:

Porquanto a vida de toda a carne é o seu sangue; por isso tenho dito aos filhos de Israel: Não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a vida de toda a carne é o seu sangue; qualquer que o comer será extirpado.”.

E NA RESSURREIÇÃO COMO APARECERÃO OS QUE DOARAM ÓRGÃOS?

O capítulo 15 da carta de Paulo aos Coríntios trata da ressurreição e alguns pontos sobre doação carecem de esclarecimentos:

1 – Quando Jesus vier, não vai ressuscitar o doador e simultaneamente, tomar do receptor, o órgão doado.

2 – Na ressurreição, o Senhor não vai ressuscitar o doador que aparecerá sem o órgão doado, como exemplo, sem os olhos.

Semeia-se em ignominia, ressuscita-se em glória, semeia-se em fraqueza e ressuscitará com vigor. (ICo.15:43).


  
                          --- ----------------ooooo----------------------------


Aos Irmãos coordenadores das  EBDs:  Não torne a lição, um caderno inútil, fazendo valer os seus argumentos, um estudo à parte desta ferramenta. Recebo muitas reclamações de irmãos frustrados por conta disso. Há quem crie argumentos, tão à parte, que inutiliza até o tema proposto para estudo.

Caro professor, presenteie seus alunos com  a “Declaração de Fé das Assembleias de Deus”. É um material barato e seus alunos irão mostrar gratidão pelo gesto.

                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores