Tradução deste blog

sábado, 2 de dezembro de 2017

O PROCESSO DA SALVAÇÃO - EBD LÇ. 10 03/12/2017

EBD LÇ. 10  03/12/2017 “O PROCESSO DA SALVAÇÃO”.


O que escrevo com base nos textos da lição, representa o meu pensamento e o que posso extrair para o ensino na Escola Bíblica Dominical,  lembrando que os alunos não são estudantes de Teologia, mas precisam usufruir de um bom e seguro ensinamento.  Eles funcionam como polinizadores;  sim, eles dão fruto para o Reino de Deus.

Aos Irmãos coordenadores de EBD:  Não torne a lição, um caderno inútil, fazendo valer os seus argumentos, um estudo à parte desta ferramenta. Recebo muitas reclamações de irmãos frustrados por conta disso. Há quem crie argumentos, tão à parte, que inutiliza até o tema proposto para estudo.

PONTOS:
I – JUSTIFICADOS POR DEUS.
II – REGENERADOS PELO ESPIRITO SANTO.
III – SANTIFICADOS EM CRISTO.


                   A cruz era dele - JESUS - e a salvação nossa mediante a fé no seu nome. 



   
I – JUSTIFICADOS POR DEUS.

1.1 A natureza da justificação.

O auto compara nossa condição de réu – pecador – com os julgamentos nos tribunais terrenos e a bem da verdade, o que a Bíblia diz a respeito?

(Rm 14:10) Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.”. Neste, o Senhor julgará nossas obras.

Mas nesse:

(Ap.20:13) “E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.. Desse, fomos absolvidos pela justificação. Cristo rasgou a cédula da condenação.  Rm 8:1 e  Cl.2:14.




1.2 A necessidade de justificação.

Assim descreve o autor: “(...) Para que o Diabo não acuse o crente dos pecados que Cristo perdou...”. “Tendo como resultado prático, a paz com Deus. Rm.5:1.

1.3 A impossibilidade da autojustificação.

É o que mais lemos nas redes sociais quando se afirmam: “A salvação não é meritória”. Dizem o obvio. Quem lê a Palavra de Deus, sabe que as obras são úteis e até contribuem, mas são insuficientes ou até nulas, se a graça de Cristo não for correspondida. Sempre segundo as escrituras.


II – REGENERADOS PELO ESPÍRITO SANTO.


2.1 A natureza da regeneração.

O autor declara o que segue acerca: “Regeneração é a ação divina de criar um novo homem, dando-lhe um novo coração, transformando-o em nova criação”.

Há dois importantes aspectos citados pelo autor:

1 – Torna o homem filho de Deus.
2 – Nos faz passar da morte para a vida.

Quem recicla produto, vai ao lixo, recolhe a matéria prima e devolve para o fabricante ou outro que vai fundir e fazer um novo produto.

Na regeneração, o próprio Senhor passa pelo monturo da vida, recolhe a quem ele quer e quem aceita ser recolhido. O material é aparentemente o mesmo, mas o Senhor muda tudo na natureza e nos adota como filhos transformados. A última regeneração será a do corpo do pecado. (ICo.15:53).

2.2 A necessidade de regeneração.

A regeneração é o veículo que transporta o homem para o Reino de Deus. Não há outro veículo nem forma.

Daí o perigo da inclusão ao rol de membros da igreja sem a certeza de que realmente houve a regeneração e isto pode ser avaliado à luz dos ensinos bíblicos a respeito.

Infelizmente, muitas igrejas dão banho nos candidatos e os introduzem ao ambiente da comunidade. Alguns com o tempo aprendem e são efetivamente transformados pela graça de Deus.

2.3 Consequências da regeneração.

O autor cita os aspectos que podem ser vistos no crente regenerado:

- Amor intenso a Deus.
- O amor pelos irmãos.
- A rejeição das coisas mundanas.
- O amor à Palavra de Deus.
- O desejo de estar em comunhão com Deus e adorá-lo.
- O amor pelas almas perdidas.
- A vitória sobre o pecado, a carnalidade e as práticas contrárias ao evangelho.
Entre outros.

O autor cita os textos na lição e perceba-se o quanto  se tem de variáveis que permitem avaliar um verdadeiro cristão. Avaliar não é o mesmo que julgar.

Paulo ensinou a maneira de avaliar o verdadeiro do falso.





III – SANTIFICADOS EM CRISTO.


3.1 Uma consequência da salvação.

A nossa relação com Deus, depende e muito da santificação.

O autor da carta aos Hebreus (para mim, Paulo) diz que sem santificação ninguém verá o Senhor (Hb.12:14)  e é bom lembrarmos o processo de santificação dos hebreus para se chegarem ao monte onde Deus falaria com Moises. Ex. 19:14 e vários outros textos.

A santificação facilita nossa entrada diante de Deus em oração.

3.2 Um esforço pessoal.

O que diz o autor da lição a esse respeito:

- Devemos almejar e priorizar a santificação.
- A nossa natureza pecaminosa insiste em resistir ao processo.

O livre arbítrio é a nossa companheira de viagem, inseparáveis.


3.3 O desafio de sermos santos.

Muito interessante este ponto e merece ser lido por alguém na classe.

O maior desafio é o de sermos santos e para isto, invocamos o texto da carta de Paulo aos Romanos. 7:21 a 25 mas não aceite que digam que Paulo está confessando algum pecado escondido.

Espero que o comentário, tão tardiamente publicado ainda seja útil.

Boa aula para todos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores