Tradução deste blog

sábado, 17 de junho de 2017

JOSÉ, O PAI TERRENO DE JESUS, UM HOMEM DE CARÁTER EBD 18/07 Lç. 12

EBD LÇ. 12 18/06/2017 “JOSÉ, O PAI TERRENO DE JESUS, UM HOMEM DE CARÁTER.”.

O que escrevo com base nos textos da lição, representa o meu pensamento e o que posso extrair para o ensino na Escola Bíblica Dominical, lembrando que os alunos não são estudantes de Teologia, mas precisam usufruir de um bom e seguro ensinamento.  Eles funcionam como polinizadores;  sim, eles dão fruto para o Reino de Deus.

PONTOS:
I – JOSÉ, O PAI DE JESUS.
II – O CARÁTER EXEMPLAR DE JOSÉ.
III – A NOBRE MISSÃO DE JOSÉ.

Diferente de todas as crianças de todos os tempos, a vida de Jesus foi descrita em detalhes pelos profetas e acompanhada por Jose no atendimento a todas as exigências da Lei, nos mínimos detalhes.




I – JOSÉ, O PAI DE JESUS.

1.1 Quem era José?

Primeira lição que enfoca José, marido de Maria e acho isso muito positivo considerando que José teve um comportamento digno de ser imitado por todos.

Não era uma figura de expressão social nem religiosa, tanto ele quanto Maria, porém isso prova que Deus não busca celebridades para cumprir a sua vontade.


1.2 Pai adotivo de Jesus.

A concepção de Jesus se cumpre pelas profecias e mesmo sendo José, o varão da descendência de Davi, não contribuiu com nada que diga respeito a criança, exceto que tendo entendido as mensagens, recebeu-o como filho legítimo.

1.3 José, um sonhador obediente.

Das formas de revelação, o sonho parece ser a mais antiga, considerando que ele, na maioria das vezes representa a fuga do inconsciente, portanto entendemos que o homem sempre desfrutou dessa forma visionária que pode ser bom ou ruim; sonho é sempre sonho.
A área dos sonhos é o que mais incomoda o cristão, pois muitos nos procuram para contar os seus, quando acham estar diante de uma revelação.

A Bíblia registra muitos sonhos carregados de significados o que sabemos tratar-se também de uma forma de comunicação divina.

José resolvera deixar Maria secretamente  para não  infama-la  (Mt. 1:20-21). Para o seu tempo e considerando o rigor da lei, José superou a todos e deu o maior exemplo de respeito a mulher, mas o Senhor tranquilizou-o com o sonho.

II – O CARÁTER EXEMLAR DE JOSÉ.

2.1 Um homem obediente.

Poucos homens e poucas mulheres foram tão bem assistidos por Deus e chamados para obras especiais como Abraão, Moisés, Davi entre outros.

Há um conjunto de fatores e valores que faz com que Deus se aproxime das pessoas escolhidas para usa-las no seu reino; isso está ligado a fé e ao caráter. Reconhecemos que tudo o que recebemos é pela graça de Deus e nem poderíamos pensar diferente.

José foi um homem alcançado pelo Senhor.

2.2 Um homem temperante.

O autor discorre sobre o caráter de José em relação ao período de noivado com Maria por não tê-la tocado e logo o anúncio da gravidez.

Preservar a moça é para nossa atual sociedade, uma caretice, todavia este sempre foi o princípio de um homem temperante que nada perde por esperar.

Fato igualmente interessante, se deu com Isaque em relação a Rebeca que só a conheceu após efetivar-se o casamento e a Bíblia declara que desta forma, Isaque se consolou da morte da mãe.

Fato que merece atenção na aula é que José  só conheceu Maria na questão da intimidade após o nascimento de Jesus e aí, tiveram mais filhos.  Mt. 12:47.



III – A NOBRE MISSÃO DE JOSÉ.

3.1 Assegurar a ascendência real de Jesus.


Quando José reconhece a paternidade considerando a revelação de Deus sobre a concepção, garante a ascendência de Jesus à Davi da tribo de Judá.


3.2 Proteger Jesus em seus primeiros dias.
                                                                                             
O ponto é logo e quero dividir mantendo a ordem do autor:

a) Proteção no acompanhamento a Belém como um bom homem e concordamos com o autor quando diz que José cuidou de Maria e do bebê durante e após o parto.

b) Nas cerimônias exigidas ela lei, acompanhando o crescimento e a educação do menino na forma ou cultura judaica. A educação escolar estava intrinsecamente ligada a educação religiosa.

c) Na fuga para o Egito que avisado por Deus, não perdeu tempo e fugiu com o menino para que não fosse morto  na carnificina protagonizada por Herodes.

Em suma, José foi modelo de pai e marido.


3.3 O zelo pela formação espiritual de Jesus.
                                                                                             
A vida social do judeu nos tempos de Jesus, não era uma vida ociosa como alguém possa pensar:

Jesus não brincou como todas as crianças?
Particularmente, não acho que tenha brincado. Aos cinco anos ele já sabia da sua missão e deu aula aos religiosos no templo.

Era diferente sim dos demais do seu tempo.


José sempre foi um pai presente para acompanhar o filho no crescimento, no cumprimento da lei e nas principais festas do judaísmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores