Tradução deste blog

domingo, 14 de maio de 2017

ABIGAIL, UM CARÁTER CONCILIADOR, EBD Lç. 8 21/05/2017

EBD LÇ. 8 21/05/2017 “ABIGAIL, UM CARÁTER CONCILIADOR".
O que escrevo com base nos textos da lição, representa o meu pensamento e o que posso extrair para o ensino na Escola Bíblica Dominical, lembrando que os alunos não são estudantes de Teologia, mas precisam usufruir de um bom e seguro ensinamento.  Eles funcionam como polinizadores;  sim, eles dão fruto para o Reino de Deus.

PONTOS:
I – ABIGAIL, UM POUCO DA SUA HISTÓRIA.
II – ABIGAIL DEMONSTRA SEU CARÁTER.
III – O RESULTADO DO CARÁTER DE ABIGAIL.

  
 Construir ou reconstruir amizade, apenas os sábios sabem como fazer.



I – ABIGAIL, UM POUCO DA SUA HISTÓRIA.

Uma história que não está ligada a capacidade de estratégia, força ou capacidade no jogo político, mas de uma mulher inteligente, sensível e acima de tudo, corajosa para enfrentar um marido “durão”.

1.1      Nabal, um homem de belial.

 ISm. 25:3  E era o nome deste homem Nabal, e o nome de sua mulher Abigail; e era a mulher de bom entendimento e formosa; porém o homem era duro, e maligno nas obras, e era da casa de Calebe.

Deixo o texto inicialmente para seguir o raciocínio do autor no tocante a origem de Nabal e à semelhança, dos filhos Arão, de Eli, de Samuel e tantos outros, mostrando que a identidade de cada um, é sua própria mesmo tendo no DNA a marca de alguém que passou pela história, como homem de Deus.

Acho interessante como a Bíblia declara no perfil de Abigail a sua beleza exterior, mas aponta os valores que fazem dela, uma mulher singular. Digo isto porque na atualidade, fazer referência a beleza de uma mulher, é transitar em terreno perigoso, talvez por conta da sociedade tão permissiva como a nossa, sem esquecer que muitos homens agridem a mulher de forma maliciosa.


1.2 Davi recorre a Nabal e é desconsiderado.

O autor reporta a grosseria de Nabal, quando deveria convidar o rei para sentar-se à sua mesa, servi-lo e franquear sua riqueza que não era pouca, tendo assim, a graça do rei, a sua proteção e possivelmente o reembolso daquilo que fora consumido, afinal de contas, Davi era um homem muito generoso e fiel.

I Cr. 21:24 “E disse o rei Davi a Ornã: Não, antes, pelo seu valor, a quero comprar; porque não tomarei o que é teu, para o Senhor, para que não ofereça holocausto sem custo. 

“(...) não tomarei o que é teu...”.


1.3 Davi resolve vingar a afronta.

Davi tomou 400 homens e resolveu com eles, vingar o desrespeito de Nabal ao rei, que, colocara Davi em “xeque” ou seja em situação de fragilidade diante dos seus soldados.

Ocorre na vida ministerial que muitos crentes agem com grosseria contra o seu pastor por alguma insatisfação e muitas vezes faz isto de forma pública colocando a autoridade pastoral em “xeque”.

Vingar nunca é a posição correta, mas no caso de Davi teria tentado fazer o mesmo, por tratar-se de uma questão de Estado. Como pastor, jamais!


II – ABIGAIL DEMONSTRA SEU CARÁTER.

2.1 Uma mulher prudente.

Na abordagem, o autor ressalta a atitude rápida diante do iminente perigo. Não deixou para o dia seguinte.

Sempre trazemos essas questões bíblicas para os nossos dias, usando-as como modelo de ação justa e correta. Abigail não levou em conta o que podia resultar, agir contra o marido, mas tinha consciência do perigo e evitou o pior.

Que problemas podem acontecer na igreja que tenhamos que agir como Abigail?

Ao longo dos anos, como pastor entendi que nem sempre é bom levar problemas ao pastor, principalmente quando alguém o ofende ou desafia sua autoridade a titulo de “desabafo” por estar triste com alguma coisa, porém aquelas que comprometem a estabilidade da igreja, devem ser alvos de atenção, primeiro, tentando resolver com a ajuda de uma pessoa séria e na impossibilidade, ao pastor, colocando-se como um ajudador, sem contudo exagerar para não piorar as coisas.


2.2 O caráter diligente e sábio.

Com uma carga de cereais, frutas e vinhos Abigail foi ao encontro de Davi com seus homens e assim, aplacou a ira do rei.

Na lição o autor chama a atenção para os ensinos de Jesus que mandou amar até os próprios inimigos.

Já dissemos acima que a situação era diferente  questões pessoais. Na questão pessoal, Davi poupou a vida de Saul por considerar principalmente a  posição dele como rei e ungido do Senhor. Davi não era um homem vingativo.

 Já enfrentei sérios problemas com pessoas, sem contudo guardar ressentimentos e engolindo as tristezas, pois dessas, não escapamos e só o tempo apaga e precisa apagar. Carregar mágoas é adoecer.

Perdoar é lembrar sem mágoas ou desejo de vingança.

2.3 O caráter conciliador de Abigail.

Recomendo ao professor, convidar um dos alunos para fazer a leitura deste tópico que até permitiria ser encenado, para tornar viva a atitude e humildade de Abigail diante de um rei furioso.

“Há! Senhor meu, minha seja a transgressão...”

 Isso quebrou o coração de Davi.

Palavras brandas desviam o furor.  Pv. 15:1
                        

III – O RESULTADO DO CARÁTER DE ABIGAIL.

3.1 Davi foi aplacado por Abigail.

O autor fala sobre a coragem de Davi ao enfrentar Golias, mas faltava a lapidação do caráter para enfrentar situações adversas.

O gesto de Davi é compreensível diante de situações adversas. Aprendi que o homem só fica melhor depois dos 40. A mulher aprende mais cedo, principalmente após o exercício materno.

Diz o autor: “Davi foi vencido pela palavra sábia e prudente de uma verdadeira mulher de Deus. Em muitos casos, sentimos falta “dessa mulher de Deus”. Mulher prudente que circula nos corredores da igreja no silencia da sua sabedoria, mas que sempre tem uma palavra apaziguadora.


3.2 Deus feriu Nabal.

Com certeza Nabal não fazia a menor ideia do que estava para acontecer não fosse a interferência da sua linda e sábia esposa.

Quando Deus fere, fere e alguns podem perguntar a razão!

A razão é simples. Tudo quanto foi escrito para o nosso ensino foi escrito. Rm 15:4 Lembremo-nos por quais razões Herodes foi ferido e morreu comido de bicho. Atos 12:23.

Deus não se deixa escarnecer. Gl. 6:7.

Davi não sujou suas mãos com o sangue de Nabal. Assim seja com nossas causas. Guarde-nos o Senhor que sujemos nossas mãos contra quem quer que seja.


3.3 Davi toma Abigail por sua esposa.

Nabal é morto e Davi convida Abigail para ser sua esposa.

Davi agradece a Deus por tê-lo livrado de um grave erro.


ISm. 25-39-42 E, ouvindo Davi que Nabal morrera, disse: Bendito seja o Senhor, que julgou a causa de minha afronta recebida da mão de Nabal, e deteve a seu servo do mal, fazendo o Senhor tornar o mal de Nabal sobre a sua cabeça. E mandou Davi falar a Abigail, para tomá-la por sua mulher.
40 Vindo, pois, os criados de Davi a Abigail, no Carmelo, lhe falaram, dizendo: Davi nos tem mandado a ti, para te tomar por sua mulher.
41 Então ela se levantou, e se inclinou com o rosto em terra, e disse: Eis que a tua serva servirá de criada para lavar os pés dos criados de meu senhor.
42 E Abigail se apressou, e se levantou, e montou num jumento com as suas cinco moças que seguiam as suas pisadas; e ela seguiu os mensageiros de Davi, e foi sua mulher.

 O Salmo 40:1 é muito oportuno nos momentos de aflição.

“Esperei com paciência no Senhor...”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores