Tradução deste blog

domingo, 3 de janeiro de 2016

EBD. LÇ.2 SINAIS QUE ANTECEDEM A VOLTA DE CRISTO.

EBD – SUBSÍDIO - LIÇÃO PARA O DIA 10/01/2016. PONTOS A ESTUDAR:
I – SINAIS NA VIDA DA IGREJA. 
II – SINAIS NOS CÉUS DA VINDA DE CRISTO. 
III – GUERRAS, CONFLITOS E TERREMOTOS.

O TERREMOTO PÕE ABAIXO. O TSUNAMI ARRASTA TUDO.

I – SINAIS NA VIDA DA IGREJA. 

É bom atentar para a introdução do primeiro ponto onde o autor usa a expressão “segunda fase”.

Sempre citamos: primeira e segunda vinda de Cristo.

• A primeira
Obra redentora.
 • A segunda
Fase 1: Arrebatamento da igreja;
Fase 2: Sua vinda em glória.

1.1 Os falsos cristos e os falsos profetas.

Há diferença entre Anticristo e falso cristo? Sim, existe grande diferença.

O Anticristo.

É uma figura que surgirá em âmbito mundial, atuará a partir do centro político de Israel, sendo um grande usurpador: “de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus”. 2 Ts. 2:4 b.

 Os falsos cristos.

Jesus disse que muitos virão em seu nome dizendo: “Eu sou o cristo e enganarão a muitos”. Mt. 24:4-5.

Dezenas de falsos cristos têm surgido no mundo desde os primeiros séculos. Na atualidade brasileira, o mais conhecido é o “Inri Cristo”, que se diz emissário do Pai, anda cercado de mulheres jovens, as “cristoletes”. Acredita-se que é um louco.

João escreveu assim: "muitos se tem feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora”. I Jo 2:18 b. Esses não são o Anticristo, mas ensinam heresias, fazem oposição à verdade e comercializam a graça do Senhor.

1.2 Apostasia. 

Paulo foi muito contundente na questão do ensino verdadeiro, deixou isto muito claro aos anciãos de Éfeso na sua despedida. Vejamos em Atos 20:25-37.

a) “Mas em nada tenho a minha vida por preciosa”. Enquanto estes tem a sua vida por muito preciosa e só se preocupam com o próprio bem-estar.
b) “Por onde passei, preguei e estou limpo do sangue de todos”. Estes, não pregam nada além de “prosperidade e determinações sem base”.
c) “Nunca deixei de vos anunciar todo o Conselho de Deus”. Estes, que conselho anunciam? Não sabem o significado desta palavra.
d) “Olhai por vós e por todo o rebanho”. Estes, só conhecem os saldos da conta bancária.
e) “Depois da minha partida entrarão no meio de vós, lobos cruéis que não perdoarão o rebanho”. Estes, são os próprios lobos, moram em mansões, viajam em avião particular e já nem dirigem seus carros, possuem motoristas.

Na primeira carta a Timóteo (4:1) encontramos um Conselho mais direto e  conclusivo: “...apostatarão alguns da fé dando ouvidos a espíritos enganadores e doutrina de demônio”.

Entre na maioria das igrejas, sente-se e mantenha a Bíblia aberta aguardando o bom ensino da Palavra do Senhor. Não se escandalize.

1.3  Doutrinas de demônios. 

O autor cita as principais “doutrinas” ensinadas pela maioria das igrejas neopentecostais. Lamentavelmente muitos pastores assembleianos estão engolindo esta água. Os crentes dizem o que tem que ser feito ao longo calendário anual; festas, e algumas festas mundanas com nome trocado para tentar apaziguar os ânimos.

Os púlpitos viraram palco, plataforma para atores mostrarem suas habilidades. O comércio de coxinhas, empadas e bolos, serve de levantamento de fundos para garantir as festividades, “pagar” alguns cantores e pregadores.

Sem pretender espiritualizar, o ambiente de culto tem sido transtornado quando o lugar que foi construído para adorar o Senhor é usado para compra e venda de comidas e bebidas. Em resumo, as  nossas Assembleias de Deus, que outrora fora lugar de oração e lágrimas de clamor ao Senhor, hoje tornou-se palco festivo.

As principais doutrinas citadas: “Confissão Positiva”, “Teologia da Prosperidade”, “Culto aos Anjos” e acrescente-se “Culto aos Homens”.

Há pastores que fazem de tudo para agradar e chamar a atenção dos seus pastores-líderes, desejam a qualquer preço mostrar competência e submissão dos seus liderados.

Caro professor, o que escrevi acima, não se constitui desabafo. Você pode pular tudo isso, porque esta postagem não tem a intenção de gerar polêmica e confusão, apenas despertamento.

Haja coração!

1.4 Perseguição aos crentes.

A questão da perseguição tem duas faces:

Os que são odiados, perseguidos, mortos, por regimes totalitários e/ou religiões contrárias a verdade. A mais agressiva tem sido o Islamismo, que não tolera concorrências.

O outro lado; vejamos o cenário do Brasil, cuja constituição no seu artigo V garante o direito e a inviolabilidade de quaisquer manifestações religiosas.

Onde está a perseguição em nosso solo:

Em geral, encontra-se entre os  são inimigos da verdade, sendo os mais instigantes, os ativistas gays.
Individualmente, aqueles que amam a verdade da Palavra de Deus, são descritos, pejorativamente, como “fundamentalistas”. Adjetivo horroroso, bastaria dizer que são aqueles que não aceitam corante na doutrina.

II – SINAIS NOS CÉUS DA VINDA DE CRISTO.

2.1 Sinais do céu. 

Lendo este tópico, lembrei-me que ontem um irmão contou para mim uma experiência. disse-me que quando o professor não sabe explicar, responde dizendo: “Irmãos, as coisas ocultas são para Deus...”.


O autor tem razão em advertir quanto às especulações feitas sobre alguns assuntos bíblicos, mas, note que não se trata de doutrina ou palavras visivelmente reveladas no Apocalipse, mas, aquelas envoltas em algum mistério e que alguns escritores apresentam seus argumentos como sendo verdades absolutas.

É preciso tomar cuidado para não acrescentar nada aos assuntos da Bíblia. Sinais do céu podem referir-se à variação climática, às excessivas chuvas que causam muitos estragos, destroem cidades e matam pessoas e menos os chamados OVNIS – Objetos voadores não identificados.

Em resumo, Deus mostra-se ao mundo através de sinais.

2.2 Jesus fala de sinais e não de datas.

Aqui está um ponto esclarecedor em relação aos acontecimentos finais. Não há fatos bíblicos associados com datas. A razão é simples: Deus não usa calendário. Qualquer pessoa, seja ela simples ou eminente, que pretender usar calendário para fixar datas de acontecimentos, ou mesmo apontar o momento da vinda do Senhor não passa de um herege.

III – GUERRAS, CONFLITOS E TERREMOTOS.

3.1 Guerras e conflitos. 

Há uma advertência do Senhor que levo muito a sério.

Está na menor parábola contada por Jesus quando proferia o sermão profético  sobre a volta do Filho do Homem: “E disse-lhes uma parábola: Olhai para a figueira e para todas as árvores."  Lucas 21:29.

A FIGUEIRA: De um lado, temos o acirrado movimento sionista, que fortalece suas fronteiras, a despeito dos gritos de várias nações opositoras - e infelizmente o Brasil, ainda que de forma sutil, se mostra avesso a Israel, entenda-se por Brasil o governo petista brasileiro. 
AS ÁRVORES: De outro lado, o movimento político, econômico e bélico das nações busca defender-se, pois a guerra toma outra tonalidade, a cor dos ataques extremistas islâmicos, e esses ataques aproximam as potências, mudam o panorama mundial em relação aos tempos da guerra fria. 

3.2 Terremotos.

Tão espantoso quanto os terremotos, tem sido os tsunamis.

O número de terremotos tem crescido assustadoramente, inclusive em regiões onde não se esperavam ter um epicentro.

Minha opinião é que os homens têm tirado muito produto do subsolo, e as camadas de terra se mexem para ajeitar-se, como ocorre no tecido epitelial. Se perdermos algo, o organismo se movimenta para ajustar.

Meu professor, força na peruca. Não é preciso colocar sobre sua mesa uma quantidade enorme de títulos sobre escatologia, ore, leia a Bíblia, peça graça a Deus e vá em frente. Livros devem servir para avaliação do que você conhece e é capaz de ensinar.

Atualização: 09 de janeiro de 2016 | 10h38

6 comentários:

  1. Como aprendi com meu amigo pastor Genivaldo, mestre que estudo excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pr. Laercio Otone, sempre gentíl. Tiro grande proveito dos seus comentários no facebook.

      Excluir
  2. Muchas gracias profesor, todo fue muy claro y preciso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suleima. Você me torna uma pessoa mais feliz e mais responsável na publicação desses textos. Grande abraço.

      Excluir
    2. Gracias profesor, es mi deseo seguir aprendiendo, por eso no me pierdo las lecciones que cuelgan en la página de las Asambleas de Dios sobre las señales de los últimos tiempos. Saludos y mil bendiciones a toda esa gente linda y bendecida de Brasil.

      Excluir

Seguidores