Tradução deste blog

domingo, 18 de março de 2012

WALDEMIRO SANTIAGO E A SOBERBA



A soberba precede a ruína e a altivez de espírito precede a queda, Pv. 16:18.
Não me dou ao trabalho de assistir programas de tele evangelismo, só para pegar falhas e descer o “sarrafo” quer no meu blog ou na minha página no face book,  todavia, se na hora do café ou outra refeição, aproveito o tempo e vejo essas programações, não posso deixar de elaborar algumas observações e a citação do nome decorre do perfil público que acompanham esses pregadores; não dá para ficar rodeando e deixar para o leitor descobrir sobre quem se está falando. Ao escrever publicamente através do blog ou face, me sujeito a críticas e não me furto de respondê-las de forma respeitosa e acho natural que assim seja.
Apóstolo Waldomiro Santiago, hoje, 18/03/2012, não sendo a primeira vez, ouço-o humilhar e denegrir as pequenas igrejas com 300 membros, com palavras debochadas tais como: Um limpa o altar, outro fica na porta, outro passa o paninho aqui e ali, se eu quisesse sossego, iria para essas igrejas com 200 ou com 300 etc. etc.
Gostaria que algum seguidor da Igreja Mundial, lendo esta breve mensagem, fizesse chegar as suas lideranças para chegar ao interessado. O Sr. Waldomiro Santiago nem tinha nascido e igrejas como Assembleias de Deus, Batistas, Presbiterianas entre outras, já estavam ganhando almas no Brasil e por conta delas, o Reino de Deus foi povoado. Somando-se todas as “igrejinhas” com 50, 10, 150 ou mais, compõe uma população evangélica que por mais esforço que ele faça, não alcança a totalidade de membros destas.
Quando a Assembleia de Deus, saindo de Belém do Pará, veio para o sul do país, os milagres vinham abrindo portas, debaixo de perseguição e perseguição não é essa troca de farpas entre a Mundial e a Universal que bebem a mesma água do pote da promessa de prosperidade e agora ele, Waldomiro Santiago, vende riquezas através de um tal óleo ungido, as mesmas armas usadas pela Universal, coisas que igrejas como as Assembleias de Deus, infelizmente já maculada por alguns estrategistas da fé, nunca praticou e seus pastores, não tinham carrões, aviões e mansões porque nunca usaram o escudo da fé para engordar conta bancária.
Outra questão é que a população dessas “igrejinhas” não as frequentam por conta de milagres e sortilégios enriquecedores, são pessoas simples, que aceitaram a JESUS pela pregação da fé.
O Senhor Waldemiro Santiago também desafiou as autoridades para examinar suas contas pessoais, pois segundo ele, não vive do dinheiro da igreja. Evidente, todos os tele evangelistas conhecidíssimos da mídia, podem com a maior tranquilidade abdicar de qualquer centavo da igreja pelo simples fato de terem-na usado para firmar posição empresarial pra lá de enriquecedora com a venda de livros que não passam de cópias de outros já existentes, canais de televisão e editoras, todas, alimentadas pelos fiéis, independente das contribuições feitas diretamente às igrejas destes.
Finalmente, o que quero é admoesta-lo caso, isto chegue às suas mãos é que como ele se auto intitula Apóstolo, deveria aprender com o verdadeiramente Apóstolo dos gentios, a forma de cultivar o respeito e admiração principalmente daqueles que não passam a sua toalhinha suada no rosto.
Se realmente Deus consagrou o “Apóstolo” Waldomiro Santiago, para expandir o seu Reino, faltou dizer-lhe da obediência a sua palavra, pois tenho absoluta convicção que a metodologia utilizada, não tem o aval dos céus ou estamos todos fritos; se por acaso tiver.  Deus não dá sua glória a ninguém. Glorificar a Deus com palavras e visivelmente assumir ares de todo poderoso, não combina com o perfil de um verdadeiro servo de Deus.
Fechando a questão, milagre não dá autenticidade de condição de servo de Deus, bastando para isso, considerar o que JESUS disse conforme Mt. 7:22,23 “Muitos me dirão naquele: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”.

9 comentários:

  1. Sem reparos...

    (Um adendo: A Igreja que mudou e marcou a história da humanidade e chegou até a mim e também ao irmão, tinha menos de cento e vinte pessoas. O que chama muito a atenção é que a tradução bíblica de João Ferreira de Almeida – Revista e Corrigida – Ed. 1995, a chama de multidão, a saber: “ora a multidão junta era de quase 120 pessoas”)

    Fique na Paz do Senhor.

    Washington

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato por sua oportuna observação. Ao fazer o comentário, detive-me na história da igreja no Brasil e o seu desenvolvimento. Quanto ao texto citado é de maravilhar que o Apóstolo considerasse uma multidão as 120 almas enquanto este, não dá o menor valor.

      Excluir
  2. Bom
    Conforme o senhor mesmo mencionou, o fato de não assistir às programações não te dá fundamentos/ embasamento para tecer seu preconceito a respeito. Ao invés de ficar enviando recados via blog, vá dobrar os seu joelhos e pedir que Deus tenha misericórdia das lideranças religiosas deste país, para que elas não escandalizem e envergonhem o nosso tão perseguido evangelho. A bíblia diz que temos que falar para edificação e não para condenação. Então use esse espaço e a sabedoria que Deus lhe dá para edificar e não para julgar. Uma coisa é estarmos a 2.000 anos atrás sem meios de divulgação e comunicação e termos uma congregação de 100, 200 ou 300 pessoas. Mas e quanto ao ide pregar o evangelho? as "igrejinhas" se fecham em sociedades fechadas com panelinhas e impõem duras doutrinas, doutrinas sem fundamentos bíblicos.
    Pastores que não abraçam suas ovelhas, não vão a hospitais não fazem trabalhos de libertação. Vá ler a bíblia e peça discernimento a Deus, para que antes de proceder como um impio. Vá até a igreja, veja com seus olhos, sinta com o seu espirito e daí sim, depois de fazer isso emita a sua opinião com imparcialidade.
    Que Deus lhe conceda amor e entendimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisava postar como anônimo pois não sou habituado a maltratar quem quer que seja. Você escreve bem portanto, presumo ter uma boa formação acadêmica: "igrejinhas fechadas em sociedade" "doutrinas sem fundamentos bíblicos". Compare os dois textos, leia o meu com mais vagar e o seu. Veja quem é mais preconceituoso.

      Excluir
  3. Com toda certeza o preconceito e o julgamento partiu de nossa amigo Anônimo. Não podemos acreditar que toda esta ostentação agrade a Deus, deixo aqui uma pergunta: Porque ao invés de se investir em tantas terras, não se investiu em um hospital e escolas?

    ResponderExcluir
  4. amado irmão, concordo com o anonimo em muitas partes, porem acho que ele foi um tanto grosso..., mas irmão genivaldo , tenha paciência... como não reconhecer milagres? não esqueça há variedades de dons... reconheço claramente os dons da cura na vida do apostólo,agora se a soberba e o orgulho estão subindo pra cabeça dele é outra coisa..., acho que o senhor devia era orar para que ele reconheça seu erro e se erga novamente, porque ele certamente é homem de Deus, e usadissimo...
    a paz!
    otavio

    ResponderExcluir
  5. Caro irmão Otavio. Que a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo seja sempre o vosso teto. Vocês devem estar lendo o texto com muita rapidez e não estão atentando para a singularidade do mesmo. Não estou criticando o ministério do ilustre Apóstolo quanto os sinais ocorridos em sua igreja. O meu ponto de referência é a maneira como ele ataca outras igrejas, isto já vi muitas vezes e é isto que acho indecente para um Ministro do Evangelho e isso, publicamente. Não é bom crescer gloriando-se no prejuízo de outras. Pego um pouco mais pesado quando falo de metodologia, quer seja da Universal, Mundial ou qualquer outra que use meios para atrair multidões com elementos e formas contrárias a sã Palavra de Deus. Existem pontos positivos que não ignoro. O julgamento virá com a vinda do Senhor. Grato pela sua participação.

    ResponderExcluir
  6. Ninguém é bem-aventurado bramindo suas armas!
    Passou da hora de todo mundo "guardar a espada"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a ultima vez que publico e respondo para um anônimo, pois, para mim, quem escreve sem se identificar, deve fazer parte do processo, tem interesses e não lê a Bíblia Sagrada. Se tivéssemos líderes como alguns do antigo testamento, certamente penduraria alguns exploradores da fé no cepo para dar-lhe umas boas chibatadas. A Igreja de Cristo, não precisa de super heróis, precisa de crentes que amam a verdade e felizmente, nesse mundo, existem milhares deles, que dão suas vidas por uma alma.

      Excluir

Seguidores