Tradução deste blog

domingo, 18 de dezembro de 2011

EBD/CPAD 4ºT2011- LIÇAO 13: A INTEGRIDADE DE UM LIDER.

Três pontos são estudados nesta lição:
1)   DEUS ESCOLHE E PREPARA LÍDERES PARA SUA OBRA.
2)   AS CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER.
3)   A VIDA DEVOCIONAL DE UM LÍDER.
Considerações iniciais: Última lição do trimestre de 2011, deixamos para trás, o livro de Neemias, mas, não deixamos a escola de vida, liderança, governo e principalmente, o que considero a maior de todas as lições: O amor por tudo o que represente a fé e o povo de Deus, assim, o autor da lição mostra alguns dos personagens da Bíblia, o que faziam e como foram separados por Deus para o cumprimento de missões a eles confiados.

1)   DEUS ESCOLHE E PREPARA LÍDERES PARA SUA OBRA.
1.1        Um copeiro a serviço do Reino.
Deus usa Neemias que no momento, estava a disposição do rei Artaxerxes, servindo de copeiro do rei. Neemias não esqueceu suas origens, apenas pelo desfrute da boa posição no palácio real. De um lado, a escolha de Deus e de outro, o escolhido que certamente estava bem atendo a essa chamada.  Estejam seus alunos atentos.

1.2        Uma rainha a serviço do Reino.
Ester foi empurrada por duas mãos para o centro do governo na Fortaleza de Susã. Percebam que a mão de cima, a mão de DEUS,  nunca trabalha só; sempre dá preferência a que o homem seja parte nas suas decisões e assim, a mão de baixo, a mão de Mardoqueu, tio-pai de Hadassa, que é Ester, a nossa personagem, foi exaustivamente instigante para o cumprimento da missão, assim sendo, a mão de Mardoqueu estava para Ester como a mão da igreja de Antioquia estava para Paulo, mas, a voz, é sempre do Senhor.
1.3        Um pastor de ovelhas a serviço do reino.
A escolha de um pastor de ovelhas, desta feita, um descendente de Judá, um jovem franzino e de pouca expressão física, é tirado de detrás do rebanho para reinar sobre Israel, assim, “Melekh David” ou Rei David, assume o trono e passa a ser o tronco de cuja raiz, a raiz de Jessé, nasce o Messias de todos os povos. Deus escolheu as coisas loucas deste mundo, para confundir as sábias ICo 1:27.
2.  AS CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER DE DEUS.
2.1 Integridade espiritual.
Leia o texto da lição e veja que Neemias, não compactuou com os ímpios para alcançar seus objetivos assim, aprendemos que:
1)   Um líder espiritual, não faz acordo com políticos por mais interessante que seja a proposta.
2)   Não faz acordo com membros de igreja por conta do saldo bancário deste ou pelo brilho da família.
3)   É integro e imparcial nas suas decisões.
O que foge a essas elementares regras, divide o povo e põe o líder em suspeição. Lamentavelmente, muitos líderes de hoje, não querem se dar conta que há uma grande ruptura no meio do povo de Deus que tem gerado, desencantos e fugas inter denominacionais.
2.2 Integridade moral.
Considere com seus alunos, o que o autor escreve neste ponto.
Neemias não sucateou o pouco que restava das riquezas do seu povo, também, não rateou com quem mais lhe aplaudisse.
Um dos graves problemas das lideranças atuais é cercarem-se de pessoas interesseiras e com estes, formar o seu pequeno exército em prejuízo da obra do Senhor.
2.3 Um testemunho irrepreensível.
Neemias era coerente entre a fala e a prática. Muitos esquece a capacidade de observação do povo. O silêncio destes, os levam a crer que são um poço de inocência e nada sabem. O que existe de irmãs fiéis, orando e chorando por seus pastores!
3. A VIDA DEVOCIONAL DO LÍDER DE DEUS.
Considere o que o autor escreve nestes três últimos itens da lição, vida de dedicação plena a serviço do altar, divididos entre: Família, não tem como descuidar, leitura, oração, intercessão, visitas, cuidados com o rebanho no geral e cuidados com a doutrina e liturgia, no particular; são questões que o líder não pode se descuidar sob pena de rejeição daquele que o chamou.
Todos os conceitos de liderança estudados nesta lição, são na medida da proporção, aplicados aos que recebem do Senhor, os diversos encargos na sua casa, não devendo se furtar de qualquer deles, apenas porque não é o pastor da igreja. Deus cobra no muito e também no pouco dispensados aos seus servos.

Um comentário:

  1. NOSSO MESTRE E SALVADOR JESUS EXEMPLO MÁXIMO DE LIDERANÇA,VEJA :

    NO AMOR PARA COM OS SEUS LIDERADOS
    NO CUIDADO
    NO EXEMPLO
    NA IMPARCIALIDADE
    NO CARÁTER
    NA VERDADE

    SÃO TANTOS ADJETIVOS, QUE SE FÔSSEMOS ESCREVER CERTAMENTE NÃO CABERIA NESTE BLOG.
    O SENHOR DEUS NOS COLOCOU COMO REPRESENTANTES DO SEU REINO, CADA CRENTE EXERCE UM PAPEL DE LIDERANÇA SEJA NA IGREJA, NO LAR OU NO TRABALHO SECULAR.
    SIGAMOS O EXEMPLO DO MESTRE E SALVADOR JESUS, VAMOS CUMPRIR A NOSSA MISSÃO COM DIGNIDADE,SEM NOS ESCANDALIZARMOS COM AQUELES QUE NAUFRAGAM EM CUMPRIR PIAMENTE A LIDERANÇA CRISTÂ.

    LEIA :

    SANDROCRISTAO.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir

Seguidores