Tradução deste blog

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

EBD L.9 4T2011 - A ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO RELIGIOSO

PONTOS A ESTUDAR:
1 – OS SACERDOTES QUE VIERAM PARA JERUSALÉM
2 – A DEDICAÇÃO DOS MUROS PELA VITÓRIA.
3 – CELEBRANDO A DEUS.

Não somente a Lei era sombra de bens futuros (Hb.10:1), mas, o sumo sacerdote, sacerdotes, levitas, altares, sacrifícios e tudo o mais, que se transformaram em figuras, tipos e símbolos,  nos cultos do antigo testamento, eram, sombras dos bens futuros e tudo se fechou em Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão (Hb.3:1). Qualquer coisa que tomemos do antigo testamento, para agregarmos ao novo, torna-se uma impropriedade, por mais interessante que seja. A igreja com tudo que precisa para os seus cultos, pessoas, instrumentos, nomenclaturas, ministérios, estão declarados nas cartas paulinas, razão pela qual, entendo que para quem serve na casa do Senhor, presidindo louvores, a figura do “Ministro de Música” é o bastante, apesar de também não constar no novo testamento esse ofício. É impróprio também, dar título a personalidades como: Sacerdote Melquisedeque e profeta de Deus entre outros, constituem-se em exagerada vaidade para autenticar propósitos.

1 – OS SACERDOTES QUE VIERAM PARA JERUSALÉM.
Se Esdras e Neemias foram os expoentes das ações políticas e administrativas para restauração de Jerusalém e retorno do cativeiro, Zorobabel foi o expoente para reconstrução da vida espiritual do povo e do restabelecimento do culto a Deus. Penso que as igrejas do nosso tempo, precisam de “zorobabel” para colocar as coisas em ordem, pois, lamentavelmente, temos uma bagunça institucionalizada por prevalecer os interesses pessoais. Se havia corrupção entre os sacerdotes contemporâneos, esse mal, há muito, forçou a porta das nossas igrejas e se acomodou. Recomendo aos professores que não se deixem dominar. Este assunto suscita muita discussão e cabe a você ter o controle da aula.
Os pontos 1.2 e 1.3 tratam da ordem sacerdotal que não era para qualquer pessoa só pelo fato de ser judeu como hoje, ministério não é para qualquer pessoa só pelo fato de ser crente, pregar bem e ter formação teológica. Precisa ser chamado por Deus como foi Arão, Hb.5:4-5 assim, quem concede a honra da chamada é o Senhor.
Quanto à figura dos levitas, de certa forma, assemelha-se aos nossos diáconos, quanto a prestação de serviços no altar. Quem sabe, os que cantam hoje ou presidem, não poderiam ser chamados: Diáconos do louvor? Não quero com estas afirmações, diminuir os que enaltecem a Deus cantando, mas, sugerir que as igrejas se contenhas e se contentem com as orientações neotestamentárias.

2 – A DEDICAÇÃO DOS MUROS PELA VITÓRIA.
2.1 A participação dos levitas. (Não despreze a leitura da lição).
Se o obreiro hoje tem a responsabilidade de levar o povo a adoração, as ferramentas, devem estar próximos; cantores, músicos e responsáveis pelo som. Não é incomum, muitos desses chegarem atrasados na igreja em dia de grandes jogos como não é incomum, chegarem na igreja sem uma bíblia, como se a vida de cantor ou músico não tivesse qualquer comprometimento com a palavra de Deus. Recomendo ao professor que não dê espaço para críticas porque, nessa hora, não faltam os plantonistas. Ensine o que  sente ser correto e bíblico e siga em frente.
2.2 A participação dos cantores.
Estabeleceram-se nas proximidades, significando que os cantores de hoje, precisam estar em contato com sua igreja, ter nela, sua identidade, pois há cantores que se perguntar não sabe sequer o nome do pastor da igreja d sua localidade.

Concluindo os pontos acima, queremos chamar a atenção para o zelo desses músicos e cantores: Salmos 137:1-4 Junto dos rios de babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião.  Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as nossas harpas.  Pois lá, aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos uma das canções de Sião. Como cantaremos a canção do SENHOR em terra estranha?
Não dá para compreender, um servo do Senhor, cantando em sua casa e em boates e barzinhos a pretexto de precisar ganhar dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores