Tradução deste blog

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

NOVELAS GLOBAIS E A UTILIDADE PÚBLICA.

Não é muito minha praia, abordar questões ligadas a essa arte todavia, tem umas coisas que acho interessante, provoca minha inteligência e espero que nenhum engraçadinho venha com aquela célebre frase: assiste novelas hein!!!! nem tanto pela questão. Não tenho hábito nem tempo para me dedicar a esse labor diário. Também não gosto de fazer o papel de santarrão. Quem gosta de ler livros, sabe perfeitamente que a tele-novela ou o cinema  é a arte de dar cores e mais movimento aos personagens e quase sempre, com uma pitada de erotismo para dar Ibope. Na leitura, você faz trabalhar a imaginação, enriquece o vocabulário de maneira mais eficaz, aprende também a desenvolver ideias, a nutrir o senso crítico, a aumentar o poder de argumentação entre outros benefícios que a leitura produz. O hábito de ler (bons) livros  liberta socialmente. Seria estupidez caso me alienasse a tal ponto de  ignorar o que se passa na televisão, ao menos para combater os vícios comuns, vomitados pela telinha.
A Rede Globo, jacta-se de ser a emissora que usa suas novelas para divulgar  problemas sociais e quantos já foram abordados; drogas, câncer, mal de Alzheimer, idosos, preconceito racial, drama de cadeirante e certamente, a sociedade agradece pelos esclarecimentos veiculados, acredito que muita gente teve sua opinião reformulada a partir disso tudo. Na novela Passione, o que me impressionou foi a trama ter sido conduzida e finalizada com a boa vida do Berilo, aquele italianinho engraçado e também a malvada Clara, que foi gozar a vida no pacífico. Pode-se incluir esses dois episódios na lista de utilidades públicas?
Todos sabemos como a televisão é formadora de opinião e para esses casos, fiquei a perguntar-me: Quantos diplomas a Clara concedeu com sua imaginação fértil, habilidade em chorar e aplicar golpes, matar e tudo terminar bem.
Falemos do Berilo, oh! sujeitinho safo, duas lindas mulheres, aplicou em todo mundo e termina em família, com as duas, conformadas e mais dois filhos com as matronas. Se deu certo para ele, deverá dar certo para muitos outros Berilos e creio que bigamia no Brasil ainda é crime. Não penso que todos os telespectadores tenham olhado somente para um lado e dito: Não serei como eles. Quando vemos nos noticiários o aumento da violência e a maneira como os crimes são praticados, concluímos que qualquer novelista enriqueceria seu texto com questões da vida real e simultaneamente, alimentaria mentes doentias para praticar delitos. 
Quem bom se terminasse com uma polícia científica na cola da Clara e outra enquadrando o Berillo. Mas, como isto é Brasil, acabo de me lembrar que lá pelos lados do nordeste, um  programa de domingo há muito tempo, entrevistou um cidadão, com um ar bonachão, vivendo tranquilamente com duas mulheres, ambas muito bem conformadas.  Será que é por tudo isso que o casamento está cada vez mais inexpressivo?
Se todos aprendessem a ler a Palavra de Deus, enriqueceriam a alma e suas vidas seriam menos traumáticas. Tem muita gente doente principalmente com problemas de depressão, medo e outras síndromes, pelo excesso de programas de televisão e filmes que só alimentam fantasias gerando mais desajustes sociais e violências.
ALGUMAS OBSERVAÇÕES:
1) Não acreditar que milhares de crentes engrossam o Ibope tele-novelístico é no mínimo, pura ingenuidade.
2) Agora, vem cá; você perder os cultos da semana por conta da novela significam várias coisas: a) Você é tremendamente ingrato ao teu Deus. b) Você está esvaziando o vaso de azeite. Lembra das 10 virgens? você acha que JESUS contou a parábola só para encher linguiça como fazem muitos pregadores? engrossar as páginas da Bíblia Sagrada? Quem viver verá.
3) Crente "safo"  é aquele que sai na esquina, compra aquelas porcarias de filme pirateado a R$ 2,00, de péssima qualidade, reune a família,  fica até de madrugada comendo besteira e tomando refrigerante. Por conta disso,  nunca frequenta a Escola Dominical, nunca compra sequer a revista para ler no caminho para o trabalho, não tem prazer na Lei do Senhor; Salmo 1°.

Ap. 2:4 "Tenho,  porém,  contra ti que  deixaste a tua primeira caridade. 5: "Lembra-te de onde caíste"
Ap.2:14-15 Os crentes de Esmirna seguiam a doutrina de Balaão que não podendo amaldiçoar o povo de Deus, soube como conduzi-los ao pecado e pagando preço de morte.
Ap. 3:17 "Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu). Ap. 3:18p "...e que unjas os olhos com colírio, para que vejas".

5 comentários:

  1. Análise coerente e sincera, com profundidade bíblica, teológica e psicológica.Esta é uma área que muitos não se preocupam em comentar, pois já foram´´infelizmente`` condicionados pela mesma.Creio ser importante também que a liderança da igreja e o povo de Deus tenham mais informaçõess conceituais e técnicas sobre os efeitos da Televisão e outros meios.
    Em um artigo http://midiaeclesia.blogspot.com/2010/11/os-efeitos-da-tecnologia-na-alma-humana.html, trabalhei resumidamente sobre alguns efeitos da televisão e outros meios.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Caro Elias.
    A paz do Senhor Jesus para você e toda família.
    Queria muito ver o povo de Deus retornar a prática do primeiro amor, mas isso, tem que começar pelo altar. Baniriamos do nosso meio, muitas doenças e muitas famílias seriam socialmente abençoadas porque espiritualmente Jesus garantiu isto não deixando lugar para outros abençoadores de plantão. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Caro Pr. e amigo, Genivaldo,
    Dou graças a Deus pelas vozes incansáveis que apontam as sutilezas do mundo, que têm como propósito levar as almas ao descaminho, relativamente à Palavra de Deus. Não acredito que o povo de Deus não saiba da má influência de muitas programações de TV, de muitos filmes, de muitas companhias que se revelam no Salmo 1:"caminho dos ímpios e roda de escarnecedores".
    Saber, sabem! Mas há corações endurecidos e mentes cauterizadas. a nação de Israel já fez isso! Todavia, sejamos profetas nessa geração: livremo-nos do sangue deles, continuemos no combate. Deus lhes dará a resposta de seus atos.
    Mui fraternalmente,
    Ev. Izaldil Tavares de Castro.

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo e Pr. Izaldil Tavares.
    Tenho feito algumas incursões pelo seu utilíssimo blog e farei mais ainda. Encontrei na arte de escrever e ler o que sérios pensadores publicam. Um tesouro imensurável. Amo tudo isso.
    Deus continue te abençoando. Penso que lançamos sementes. Deus certamente dará o crescimento.

    ResponderExcluir
  5. Oi, meu nome é Ângelo, tenho um blog no qual a temática é: "Um Olhar Bíblico Teológico Sobre Temas Atuais e Polêmicos". Visite e confira os artigos publicados.

    http://pbangelo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seguidores